Forças de segurança cumprem mandados da Operação Audácia VII em Rondônia e outros dois estados, em ofensiva contra facção criminosa - Foto: Reprodução (Alô Rondônia)
Porto Velho, Rondônia - Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (18) a sétima fase da Operação Audácia, uma ampla ação integrada de combate ao crime organizado coordenada pelo Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), com a participação de diversas forças de segurança estaduais e federais.
A operação ocorre simultaneamente em Rondônia, Santa Catarina e Paraná, evidenciando o alcance interestadual da investigação e a atuação estruturada da facção criminosa investigada, com base principal em Porto Velho.
Mandados são cumpridos em cinco cidades
Ao todo, estão sendo cumpridos 38 mandados de busca e apreensão e 23 mandados de prisão temporária, expedidos pela 1ª Vara de Garantias do Tribunal de Justiça de Rondônia, nas cidades de Porto Velho, Jaru e Candeias do Jamari (RO), além de Florianópolis (SC) e Catanduvas (PR), onde funciona uma penitenciária federal.
A ação conta com um efetivo superior a 180 agentes, envolvendo o MPRO, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, além de órgãos ligados à inteligência e ao sistema penitenciário.
Investigação apura crimes graves e atuação de facção criminosa
As medidas judiciais visam instruir um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado pelo MPRO para apurar a suposta prática de constituição ou integração de organização criminosa, com emprego de arma de fogo e participação de crianças ou adolescentes, conforme a Lei nº 12.850/2013.
Também são investigados crimes como tráfico de drogas, porte e posse ilegal de armas de fogo de uso permitido e restrito, receptação e outros delitos atribuídos a integrantes da facção criminosa com atuação na capital rondoniense.
Recaptura de foragidos e possíveis flagrantes
Além do cumprimento dos mandados, a operação também tem como objetivo a recaptura de foragidos da Justiça, o cumprimento de prisões em aberto e a apuração de eventuais flagrantes durante as diligências, como apreensão de armas, munições, drogas e produtos de origem criminosa.
Atuação conjunta fortalece enfrentamento às facções
A Operação Audácia VII é resultado da atuação integrada entre o Gaeco dos Ministérios Públicos de Rondônia e Santa Catarina, FTICCO, FICCO, Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Choque, BPTAR, batalhões da Polícia Militar, além de unidades especializadas da Polícia Penal e de inteligência.
Segundo o MPRO, a ação reafirma o compromisso das instituições no enfrentamento às facções criminosas, consideradas uma das principais ameaças à segurança pública no estado.
0 Comentários