Porto Velho, Rondônia — O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconheceu situação de emergência em 11 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul devido à ocorrência de incêndios florestais.
A medida foi publicada nesta sexta-feira (31) no Diário Oficial da União, por meio da Portaria nº 3.223, de 30 de outubro de 2025.
Municípios afetados
O reconhecimento de emergência abrange as seguintes cidades:
- Alcinópolis
- Anastácio
- Aquidauana
- Campo Grande
- Corumbá
- Costa Rica
- Coxim
- Jardim
- Maracaju
- Miranda
- Rio Verde de Mato Grosso
A classificação do desastre segue o Código Brasileiro de Desastres (COBRADE 1.4.1.3.1), referente a incêndios florestais.
Com o reconhecimento federal, os municípios passam a ter acesso facilitado a recursos da União para ações de resposta, assistência humanitária e reconstrução de infraestrutura pública danificada.
Também permite a dispensa de licitação em situações emergenciais, conforme previsto na legislação de Defesa Civil (Lei nº 12.340/2010 e Decreto nº 11.655/2023).
Mato Grosso do Sul vem enfrentando uma das maiores temporadas de queimadas dos últimos anos, afetando áreas urbanas e rurais, especialmente no Pantanal e na Serra da Bodoquena. A fumaça tem comprometido a qualidade do ar e provocado impactos à saúde da população, além de prejuízos à fauna e flora locais.
0 Comentários