Ação de educação ambiental com trilhas, plantio e palestras sobre sustentabilidade
Porto Velho, Rondônia - Com foco na preservação ambiental e na conscientização sobre o uso sustentável da água, foi realizado na ultima sexta-feira ( 17) uma visita técnica às nascentes em recuperação no Parque dos Tanques, em Porto Velho. A ação contou com a participação de alunos da Escola Estadual Mariana, que vivenciaram um dia de aprendizado prático sobre meio ambiente.
Durante a atividade, os estudantes participaram de trilhas interpretativas, plantio simbólico de espécies nativas e rodas de conversa sobre boas práticas ambientais. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Procuradoria Ambiental da PGE-RO, Defensoria Pública do Estado (DPE-RO) e uma empresa privada do setor de refrigerantes.
A ação faz parte das iniciativas do Projeto Recuperar, que visa restaurar áreas degradadas e proteger nascentes, contribuindo para a manutenção da biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas locais.
A Procuradoria Ambiental ministrou palestra sobre legislação e instrumentos jurídicos de proteção ao meio ambiente, enquanto a Defensoria Pública apresentou o Programa de Sustentabilidade, incentivando a cidadania ambiental entre os alunos.
Para Deigna Laís Oliviak, titular da Coordenadoria de Educação Ambiental da Sedam, atividades como essa “são fundamentais para despertar o senso de responsabilidade ambiental e estimular o aprendizado vivencial dos estudantes”.
Já o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, ressaltou que o trabalho de recuperação das nascentes é contínuo e depende do engajamento da sociedade:
“Ver os estudantes participando dessas ações reforça o papel da gestão estadual em unir conhecimento técnico e conscientização social na proteção dos recursos naturais.”
Os alunos também receberam materiais educativos, participaram de registros fotográficos e de momentos de confraternização, reforçando o elo entre educação e meio ambiente.
0 Comentários