Não é verdade que a Polícia Federal tenha exonerado um delegado por mês em razão de "desagrado ao governo", tampouco por perseguição ou punição por atos contrários à visão da atual administração.

Porto Velho, RO - Com relação a matéria veiculada pelo O Globo, intitulada "Atual gestão da PF exonerou um delegado por mês de postos-chave", a Polícia Federal esclarece que não é verdade que a PF tenha exonerado um delegado por mês em razão de "desagrado ao governo", tampouco por perseguição ou punição por atos contrários à visão da atual administração.

De fato, alguns delegados foram exonerados de cargos em comissão pela atual gestão, em número até mesmo um pouco superior ao mencionado na manchete, como ocorre em toda troca de direção na Polícia Federal.

As substituições de cargos de chefias são medidas naturais e, em alguns casos, necessárias para a renovação do quadro dirigente, motivo pelo qual a instituição possui um corpo de servidores com formação profissional homogênea. Assim, todos os delegados indicados para cargos de chefia estão devidamente habilitados para o exercício das novas funções.

Ao pinçar de forma aleatória algumas mudanças como se tivessem ocorrido por motivação política, com base em ilações elaboradas por fontes anônimas, as quais não se fundamentam na realidade, referida matéria serve apenas para alimentar a produção de Fake News, como no caso da delegada movimentada da unidade da Interpol de Brasília, que, comprovadamente, não atuou no caso envolvendo a inclusão de pedido de difusão vermelha determinada pelo Supremo Tribunal Federal.

A movimentação de servidores é regular e faz parte dos instrumentos de gestão administrativa. Não há outras razões que não as de ordem técnica para tais mudanças.

Por exemplo, as movimentações de dois dos delegados citados na matéria de hoje já tinham sido abordadas na nota de esclarecimento da Polícia Federal publicada pelo próprio O Globo no dia 23/11/2021, com a apresentação de informações concretas e elementos factuais que não foram utilizados nesta nova matéria.

Do mesmo modo, todas as demais alterações de chefia citadas na matéria possuem sua própria dinâmica e fundamentos subjacentes, sendo certo que a Polícia Federal tem como princípio básico fundamental assegurar que os delegados e demais policiais possam conduzir investigações criminais de forma autônoma, mesmo que não estejam ocupando cargos comissionados.

A matéria também cita como exemplos de exonerações realizadas na atual gestão da Polícia Federal uma alteração ocorrida em uma outra administração, bem como a mudança no comando do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e não à Polícia Federal.

Tais fatos demostram a imprecisão da manchete, ao afirmar que a “Atual gestão da PF exonerou um delegado por mês de postos- chave”, pois nesses casos que ilustram a publicação, as exonerações não ocorreram na atual gestão da PF ou em um posto-chave do órgão.

A imprensa séria e responsável não pode transformar toda e qualquer movimentação de policiais em ato político deletério, tendo em vista que manchetes como a de hoje passam a circular no formato de “memes políticos” nas redes sociais de partidos, pré-candidatos ou eleitores, alimentando esquemas de difusão de desinformação eleitoral.

Por fim, a Polícia Federal reafirma sua função de conduzir suas atribuições de forma legalista, técnica e impessoal.



Direção-Geral da Polícia Federal