| Cidadãos relatam dificuldade para conseguir agendar emissão do RG em Rondônia; denúncias apontam cobrança irregular por vagas – Foto: Reprodução (Alô Rondônia) |
Vídeo viral expõe relatos de espera superior a um ano e cobrança irregular por vagas; governo ainda não se manifestou
Porto Velho, Rondônia –
A influenciadora porto-velhense Duda Pessoa publicou, nesta sexta-feira (27), um vídeo nas redes sociais denunciando a dificuldade enfrentada por cidadãos para conseguir agendamento de emissão da carteira de identidade em Rondônia. Segundo ela, há casos de pessoas que tentam, há mais de um ano, obter o documento sem sucesso — enquanto intermediários cobrariam valores que variam entre R$ 30 e R$ 50 para conseguir vagas que, oficialmente, deveriam ser gratuitas.
No vídeo, Duda afirma que recebeu “dezenas de relatos” de pessoas que tentam diariamente acessar o sistema de agendamento, sem sucesso.
“Se você não tem contato no governo, se você não paga uma pessoa para fazer esse agendamento, muito provavelmente vai ficar aí meses e meses para conseguir tirar um documento”, disse a influenciadora.
Ela também relata que tenta atualizar a página desde o meio-dia, mas o sistema segue informando ausência de vagas.
RELATOS DE ESPERA E SUSPEITA DE INTERMEDIAÇÃO
A fala da influenciadora ecoa reclamações que já circulam nas redes sociais e grupos comunitários de Porto Velho. Usuários afirmam que o sistema de agendamento para emissão do RG estaria abrindo poucas vagas por dia — e sempre esgotando em segundos.
Segundo Duda, os relatos apontam para um possível esquema de intermediação:
“Parece que está acontecendo uma máfia para tirar documento. O Estado não interessa, né? Quem sofre é o cidadão comum.”
Até o momento, não há confirmação oficial sobre a existência de cobrança indevida. Entretanto, o volume de denúncias reacende o debate sobre a falta de transparência no serviço e a necessidade de auditoria no processo de agendamentos.
SERVIÇO É GRATUITO – MAS POPULAÇÃO RELATA DIFICULDADE DE ACESSO
A emissão de primeira via do RG é gratuita em todo o país, e o agendamento online também deveria ser totalmente gratuito. Ainda assim, relatos recorrentes indicam que cidadãos estão sendo abordados por intermediários oferecendo vagas mediante pagamento.
Especialistas ouvidos por outras reportagens nacionais já classificam este tipo de prática como ilegal, podendo envolver estelionato ou exploração de serviço público.
GOVERNO AINDA NÃO SE MANIFESTOU
Até a publicação desta matéria, o Governo do Estado de Rondônia ainda não havia emitido nota oficial sobre as denúncias levantadas pela influenciadora.
O Alô Rondônia solicitou posicionamento à Superintendência responsável pela emissão do documento e aguarda retorno.
VÍDEO:
0 Comentários