Porto Velho, RO - A saúde foi um dos principais temas abordados pela candidata ao Senado Mariana Carvalho (Republicanos) durante o debate entre candidatos realizado pela TV Norte nesta sexta-feira (11), em Porto Velho. Médica e ex-deputada federal, Mariana cobrou uma solução para os R$ 100 milhões articulados por seu mandato, em 2019, para a implantação de uma nova estrutura hospitalar em Rondônia.
Durante o debate, a candidata afirmou que a saúde pública deve ser tratada como prioridade e relatou situações enfrentadas por pacientes que precisam se deslocar em busca de atendimento especializado.
“Saúde é prioridade. Como médica, vejo pessoas perdendo a vida indo e vindo em busca de atendimento, esperando um exame, um diagnóstico ou uma cirurgia. São pessoas pedindo socorro todos os dias”, afirmou.
O recurso mencionado por Mariana está vinculado ao Contrato de Repasse nº 897139/2019/MS/CAIXA, celebrado em dezembro de 2019. Segundo documento encaminhado nesta sexta-feira ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a então deputada atuou junto ao Ministério da Saúde para viabilizar os R$ 100 milhões.
Mais de seis anos após a celebração do contrato, o projeto ainda passa por alterações e prorrogações. A proposta inicialmente previa a construção de um Hospital de Urgência e Emergência, mas posteriormente foi solicitada a readequação para um Hospital de Especialidades de Rondônia.
Ainda estão previstas etapas como a elaboração do projeto de engenharia e a realização de licitação. No ofício encaminhado ao Ministério da Saúde, Mariana solicita informações atualizadas sobre a situação do convênio e os próximos procedimentos necessários para a execução do projeto.
“Esse dinheiro é do povo de Rondônia. Quero estar no Senado para ser uma voz forte e trabalhar para que esse recurso finalmente se transforme em saúde para a nossa população”, destacou.
Regionalização do atendimento
Mariana também defendeu a ampliação da oferta de serviços especializados no interior do Estado. Como exemplo, citou a UTI Neonatal de Vilhena, estruturada com participação de recursos federais articulados durante seu mandato como deputada federal.
Para a candidata, a descentralização dos serviços pode reduzir a necessidade de deslocamentos de pacientes para os grandes centros.
“Tem gente saindo de Colorado em busca de atendimento em Cacoal, andando horas e horas atrás de socorro. Quero uma saúde mais perto das pessoas. Quero ser essa voz da saúde pública no Senado”, concluiu.