CNU 2 abre prazo para recursos sobre vagas reservadas e avaliação de candidatos

Novidades

6/recent/ticker-posts

CNU 2 abre prazo para recursos sobre vagas reservadas e avaliação de candidatos

Candidatos chegam ao local de prova do Concurso Nacional Unificado, no centro do Rio de Janeiro - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil (Alô Rondônia)

Contestação de resultados preliminares pode ser feita até segunda-feira (19) junto à banca organizadora do concurso.

Porto Velho, Rondônia - Teve início nesta sexta-feira (16) o prazo para apresentação de recursos contra os resultados preliminares da avaliação de autodeclaração e da caracterização de candidatos que disputam vagas reservadas no Concurso Público Nacional Unificado 2026 (CNU 2). Os pedidos de revisão poderão ser protocolados até a próxima segunda-feira (19).

AVALIAÇÃO DAS VAGAS RESERVADAS

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela organização do certame, os recursos se referem à análise da autodeclaração de candidatos que concorrem às vagas destinadas a pessoas negras, indígenas e quilombolas, além do procedimento de caracterização da deficiência para candidatos que disputam vagas específicas.

Os resultados preliminares dessas avaliações foram divulgados na última quinta-feira (15), abrindo a possibilidade de contestação por parte dos participantes que não concordarem com o parecer inicial.

AMPLIAÇÃO DAS COTAS NO CNU 2

Nesta segunda edição do Concurso Nacional Unificado, houve ampliação das políticas de ações afirmativas. O percentual de vagas reservadas para pessoas negras passou a ser de 25%, enquanto foram instituídas cotas específicas para pessoas indígenas (3%) e quilombolas (2%). A reserva de vagas para pessoas com deficiência foi mantida em 5%, conforme previsto na Lei nº 8.112/1990.

A expectativa do governo federal é que o modelo unificado contribua para maior transparência e padronização nos concursos públicos, especialmente no que diz respeito à aplicação das políticas de inclusão.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários