Oscar 2026 entra na reta final de votação com cinema brasileiro forte na disputa

Novidades

6/recent/ticker-posts

Oscar 2026 entra na reta final de votação com cinema brasileiro forte na disputa

Estatueta do Oscar, símbolo da principal premiação do cinema mundial - Foto: Martin Vorel/Wikimedia Commons (Alô Rondônia)

Encerramento da primeira fase acontece nesta sexta-feira, e produções nacionais aparecem em diversas pré-listas da Academia.

Porto Velho, Rondônia - Termina nesta sexta-feira (16) a votação que definirá os indicados ao Oscar 2026, uma das premiações mais importantes do cinema mundial. A expectativa é alta para o Brasil, que aparece em pré-listas de até nove categorias diferentes e pode alcançar indicações históricas na 98ª edição da premiação.

ETAPA DECISIVA DA VOTAÇÃO

A fase de votação, iniciada na última segunda-feira (12), reúne mais de 10 mil profissionais da indústria cinematográfica que integram a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS). Nesta etapa, os membros votam, em regra, dentro de suas áreas de atuação — atores escolhem performances, diretores votam em direção e técnicos avaliam categorias específicas. A exceção é a categoria de Melhor Filme, que recebe votos de todos os integrantes.

A lista oficial de indicados será divulgada na próxima quinta-feira (22). A cerimônia do Oscar 2026 está marcada para o dia 15 de março, em Los Angeles, no tradicional Dolby Theatre.

BRASIL GANHA DESTAQUE INTERNACIONAL

Após uma temporada internacional marcada por prêmios e boa repercussão, o cinema brasileiro chega fortalecido ao anúncio dos indicados. O principal destaque é O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, que integra a pré-lista de Melhor Filme Internacional e também aparece entre os selecionados para Melhor Direção de Elenco.

O longa ganhou ainda mais projeção após vencer o Globo de Ouro de Filme Internacional, ampliando sua visibilidade entre os votantes da Academia.

OUTRAS PRODUÇÕES NA DISPUTA

O Brasil também marca presença com o documentário Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa, pré-selecionado para Melhor Documentário de Longa-Metragem, e com o curta Amarela, de André Hayato Saito, na pré-lista de Melhor Curta-Metragem em Live Action.

Além disso, o documentário Yanuni e o diretor de fotografia Adolpho Veloso, pela produção independente americana Sonhos de Trem, figuram nas listas técnicas. Há ainda expectativa de que o ator Wagner Moura possa ser lembrado na categoria de Melhor Ator por sua atuação em O Agente Secreto.

EXPECTATIVA DE INDICAÇÕES

Com presença em diversas categorias, o Brasil pode alcançar até nove indicações ao Oscar 2026, consolidando um dos momentos mais expressivos do cinema nacional no cenário internacional nos últimos anos.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários