![]() |
Procedimento é o quarto realizado em Rondônia e contou com pele doada pelo Banco de Pele de Porto Alegre.
Porto Velho, RO - O Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, realizou na segunda-feira (1º) mais um transplante de pele em um paciente de Ariquemes com queimaduras graves. Essa foi a quarta vez que o procedimento é realizado na rede pública de Rondônia, utilizando tecido doado pelo Banco de Pele de Porto Alegre.
PROCEDIMENTO GARANTE PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO
A cirurgiã plástica responsável pelo setor de queimados, Flávia Lenzi, explicou que o transplante atua como uma pele temporária, essencial para estabilizar o paciente até que o processo natural de cicatrização aconteça.
“O enxerto funciona como uma proteção enquanto a própria pele se regenera. Em grandes áreas queimadas, o risco de desidratação, perda de líquidos e infecções é significativo. O transplante ajuda a reduzir esses riscos e favorece a recuperação”, destacou.
LOGÍSTICA ENTRE ESTADOS FOI DETERMINANTE
O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, ressaltou o empenho das equipes de Rondônia e do Rio Grande do Sul para garantir que o tecido chegasse em condições ideais para o procedimento.
“Esse resultado é fruto do esforço conjunto entre as equipes de Porto Alegre e Porto Velho, com um único objetivo: devolver segurança e qualidade de vida ao paciente”, afirmou.
A pele chegou a Porto Velho no dia 18 de novembro e foi recebida diretamente pela equipe médica da Central de Transplantes, que realizou todo o processo de preparo até o transplante.
Segundo Edcleia Gonçalves, coordenadora da Central de Transplantes, o trabalho integrado foi decisivo:
“Toda a logística foi planejada para que o procedimento ocorresse com segurança. O comprometimento das equipes foi fundamental para o sucesso do transplante”, disse.
TRANSPLANTES EM RONDÔNIA
O procedimento é indicado para reduzir infecções, acelerar a cicatrização e melhorar a funcionalidade e o aspecto da pele em pacientes queimados.
O Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro é referência na Região Norte e acumula importantes resultados na área:
- 1º transplante ósseo da Região Norte realizado em Rondônia
- Mais de 1.000 transplantes de córnea concluídos
- 13 transplantes ósseos realizados até o momento
- 4 transplantes de pele já efetuados no estado

0 Comentários