Operação Audácia VIII mobiliza mais de 200 agentes e cumpre mandados em três estados

Novidades

6/recent/ticker-posts

Operação Audácia VIII mobiliza mais de 200 agentes e cumpre mandados em três estados

Forças de segurança durante a Operação Audácia VIII, que cumpre mandados em Rondônia, Amazonas e Paraná contra organização criminosa - Foto: Reprodução MP-RO | Alô Rondônia

Porto Velho, Rondônia - As forças de segurança deflagraram, na manhã desta segunda-feira (22), a oitava fase da Operação Audácia, uma ofensiva integrada contra o crime organizado com atuação em Rondônia, Amazonas e Paraná. A operação é coordenada pelo Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) e reúne órgãos estaduais e federais.

Participam da ação a Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), Secretaria de Estado de Justiça (SEJUS), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Polícia Penal do Estado de Rondônia (PPRO), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) e a Polícia Federal (PF).

Mandados e áreas de atuação

Ao todo, estão sendo cumpridos 68 mandados de prisão preventiva e 78 mandados de busca e apreensão, autorizados pela 1ª Vara de Garantias do Estado de Rondônia. As diligências ocorrem em Porto Velho, Cacoal, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici e Vilhena (RO), além de Coari (AM), Maringá (PR) e Catanduvas (PR) — incluindo residências e unidades prisionais.

A operação mobiliza mais de 200 agentes e conta com equipes dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) dos Ministérios Públicos de Rondônia, Paraná e Amazonas, da FTICCO e da FICCO, além de unidades especializadas como CORE/PCRO, DHPP, DEAM, DRACO 2, BPCHOQUE, BPTAR, PATAMO, Centro de Inteligência da PMRO, GAPE, GIP/SEJUS e a Penitenciária Federal de Catanduvas.

Crimes investigados

As medidas judiciais buscam instruir Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado no MPRO para apurar organização criminosa armada, participação de crianças ou adolescentes, posse e porte ilegal de armas de fogo (uso permitido e restrito), receptação, tráfico de drogas, entre outros delitos atribuídos a integrantes de facção criminosa com atuação em Porto Velho.

Além das prisões preventivas, a operação prevê a recaptura de foragidos, o cumprimento de mandados em aberto por outros fatos e a lavratura de flagrantes eventualmente constatados durante as buscas, como apreensão de armas, munições, drogas e bens de origem ilícita.

Desdobramento de fases anteriores

A Audácia VIII é desdobramento direto da Operação Audácia I, deflagrada em 7 de fevereiro de 2024. Segundo o MPRO, o procedimento investigatório da primeira fase está em fase final e a denúncia deve ser apresentada dentro do prazo legal, dando início à ação penal até o julgamento dos acusados.

Atuação integrada

De acordo com as autoridades, a ofensiva reforça a integração entre forças estaduais e federais no enfrentamento às facções criminosas, com foco na desarticulação financeira, logística e operacional dos grupos.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários