| São Paulo concentra mais de 90% das notificações; 12 óbitos estão em investigação |
Porto Velho, Rondônia – O Ministério da Saúde confirmou 113 registros de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas em todo o país. Os dados, atualizados nesta sexta-feira (3), foram enviados pelos estados e consolidados pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS).
Além de São Paulo, que responde por 101 notificações (11 confirmadas e 90 em investigação), também há registros no Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul. Ao todo, são 11 casos confirmados e 102 em investigação.
Entre as notificações, foram contabilizados 12 óbitos. Um deles foi confirmado em São Paulo e outros 11 estão em investigação — oito em SP, um em Pernambuco, um na Bahia e um no Mato Grosso do Sul.
Para enfrentar a situação, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição de 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico, utilizado como antídoto para intoxicação por metanol, e está adquirindo mais 150 mil ampolas, o equivalente a 5 mil tratamentos. Também foi solicitado apoio internacional para a obtenção de fomepizol, outro medicamento usado nesses casos, considerado de produção rara.
Na quarta-feira (1º), a pasta orientou estados e municípios a notificarem imediatamente qualquer suspeita de intoxicação, com o objetivo de reforçar a vigilância epidemiológica e agilizar a resposta aos casos. Uma Sala de Situação foi instalada em caráter extraordinário para acompanhar o cenário, que continuará ativa enquanto houver risco sanitário.
As atualizações sobre as notificações passarão a ser divulgadas diariamente, a partir das 17h, no portal oficial do Ministério da Saúde.
0 Comentários