| Projeto reforça a importância da recuperação de áreas degradadas e promove conscientização ambiental desde a infância |
Coordenadas pelo Departamento de Gestão de Políticas Públicas Ambientais (DGPA), através da Gerência de Mobilização e Educação Ambiental, as atividades integram o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da cultura de sustentabilidade e cidadania ambiental desde as séries iniciais.
Educação ambiental em todas as regiões
Esta é a segunda etapa do projeto neste ano, ampliando para a zona rural o mesmo trabalho já desenvolvido nas escolas da área urbana. A iniciativa garante que crianças de diferentes comunidades tenham acesso a práticas e conhecimentos ambientais, despertando o senso de pertencimento e responsabilidade pelo meio em que vivem.
Nesta edição, foram contempladas as Escolas Municipais Antônio Augusto Vasconcelos, Manuel Pedro Pereira, Maria Angélica de Queiroz, Flor do Cupuaçu, Hernandes Coutinho, Nossa Senhora Aparecida, José Rodrigues, José de Freitas, Professor Manuel Grangeiro e Francisco Salles de Oliveira.
Aprender para preservar
Com o tema “Recuperação de áreas após o período de queimadas e a importância da recuperação de áreas degradadas”, as ações envolvem alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, promovendo reflexões sobre o impacto ambiental e as boas práticas de conservação.
“Levar a educação ambiental para a zona rural é garantir que todas as crianças, independentemente de onde vivem, tenham acesso ao conhecimento e compreendam a importância da preservação. Esse contato direto transforma a visão delas sobre o território e desperta o cuidado com o futuro”, destacou o secretário da Sema, Vinícius Miguel.
Com o tema “Recuperação de áreas após o período de queimadas e a importância da recuperação de áreas degradadas”, as ações envolvem alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, promovendo reflexões sobre o impacto ambiental e as boas práticas de conservação.
“Levar a educação ambiental para a zona rural é garantir que todas as crianças, independentemente de onde vivem, tenham acesso ao conhecimento e compreendam a importância da preservação. Esse contato direto transforma a visão delas sobre o território e desperta o cuidado com o futuro”, destacou o secretário da Sema, Vinícius Miguel.
Cidadania e futuro sustentável
A diretora do Departamento de Gestão de Políticas Públicas Ambientais (DGPA), Joana Oliveira, reforçou o impacto das ações na formação cidadã:
“Explicar sobre preservação ambiental desde as séries iniciais é essencial para formar cidadãos conscientes. Quando a criança entende o valor da natureza e se sente parte dela, cresce com um olhar mais responsável e cuidadoso sobre o mundo em que vive”.
As atividades incluem palestras, dinâmicas, oficinas e apresentações interativas, estimulando o aprendizado por meio da vivência prática. A metodologia é voltada à educação participativa, despertando nas crianças o interesse pela recuperação de áreas degradadas e a consciência sobre o papel de cada cidadão na preservação ambiental.
A assessoria de comunicação Secom
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