Corregedoria de Justiça aprova Plano de Gestão para cartórios sem titular em Rondônia

Novidades

6/recent/ticker-posts

Corregedoria de Justiça aprova Plano de Gestão para cartórios sem titular em Rondônia

 


Porto Velho, Rondônia – O corregedor-geral da Justiça, desembargador Gilberto Barbosa, aprovou a implementação do Plano de Gestão das Serventias Vagas, no âmbito da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Rondônia (CGJ-RO). A medida busca ampliar a eficiência e garantir o funcionamento regular dos cartórios extrajudiciais que atualmente estão sem titular.

As serventias, conhecidas popularmente como cartórios, são responsáveis por serviços essenciais de registros públicos, como:

registro civil de pessoas naturais e jurídicas;

registro de imóveis;

registro de títulos e documentos;

tabelionatos de notas e de protesto.

Em Rondônia, também há serventia especializada em tabelionato e registro de contratos marítimos, voltada para negócios relacionados a embarcações.

A criação do Plano atende ao artigo 71-G do Código de Normas da Corregedoria Nacional de Justiça – Foro Extrajudicial, que disciplina a gestão de cartórios sem titular.

Fortalecimento da fiscalização

Segundo o desembargador Gilberto Barbosa, além de promover a correta aplicação e controle dos recursos arrecadados, a iniciativa reforça a fiscalização sobre a qualidade dos serviços oferecidos à população.
“O Plano assegura que os serviços sejam realizados com qualidade, celeridade e em consonância com o interesse público, até o provimento definitivo da unidade por concurso público”, destacou o corregedor.

Regulamentação

O Provimento nº 18, de 22 de agosto de 2025, que regulamenta o Plano de Gestão das Serventias Vagas, já está disponível no portal da Corregedoria do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO). O documento pode ser acessado no menu da área Extrajudicial ou no campo Provimento Correlatos ao Extrajudicial.

Clique aqui para acessar o documento completo


Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional – TJRO

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários