Para o Léo Moraes, o reconhecimento é fruto da implementação de medidas que fortalecem a confiança da comunidade no Poder Executivo. Foto: Reprodução/ José Carlos
Porto Velho, Rondônia – A Prefeitura de Porto Velho alcançou, em 2025, o Selo Diamante no Radar da Transparência, concedido pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO). O reconhecimento, que representa o mais alto nível de excelência na transparência pública, destaca o município como referência nacional na adoção de práticas administrativas acessíveis e responsáveis.
Segundo o prefeito Léo Moraes, a conquista é resultado de ações voltadas ao fortalecimento da confiança da população no Poder Executivo, incentivando a participação cidadã no acompanhamento e fiscalização das políticas públicas. Ele ressaltou ainda que a nota obtida neste ano superou as marcas registradas em períodos anteriores.
“Esse resultado é fruto do trabalho de uma equipe técnica comprometida, que modernizou os sistemas e atendeu todos os critérios estabelecidos pela Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas. É uma conquista coletiva, mas sabemos que ainda há muito a avançar para atender cada vez melhor nossa população”, afirmou Moraes.
O controlador-geral do município, Jonhy Milson, reforçou que a avaliação confirmou o alto nível de transparência do portal eletrônico da Prefeitura, o que, segundo ele, contribui para a credibilidade da gestão. “Essa conquista só foi possível graças ao empenho de todas as secretarias, que nos fornecem dados atualizados diariamente, e ao apoio do prefeito e de toda a equipe”, destacou.
Já a subcontroladora Louise Gomes informou que, após a certificação estadual, o sistema passará por análise da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Ela exemplificou que, atualmente, qualquer cidadão pode consultar rapidamente, no site oficial, informações como a quantidade de vagas disponíveis em creches da rede municipal.
Para a administração municipal, práticas de transparência fortalecem o vínculo entre governo e sociedade, gerando um ciclo de confiança, participação social e respeito mútuo.
0 Comentários