Tempestades no Espírito Santo deixam 20 mortos e mais de 11 mil pessoas fora de casa

Novidades

6/recent/ticker-posts

Tempestades no Espírito Santo deixam 20 mortos e mais de 11 mil pessoas fora de casa

Chuva, que começou há uma semana, causou enchentes em 13 cidades do sul do estado, que entraram em situação de emergência

Porto Velho, RO - As fortes chuvas iniciadas há uma semana deixaram um cenário de destruição no sul do Espírito Santo. Segundo o boletim extraordinário divulgado pela Defesa Civil do estado neste sábado (30), há o registro de 20 pessoas mortas e duas desaparecidas. As mortes aconteceram nas cidades de Mimoso do Sul (18 mortos) e Apiacá (2 mortos), os dois municípios mais atingidos. Há ainda 11,3 mil pessoas desalojadas.

O maior volume de chuva aconteceu entre os dias 23 e 24. Em algumas cidades do sul do Espírito Santo o acumulado alcançou os 300 mm. Em Mimoso do Sul, a quantidade de água superou o que era esperado para todo o mês de março. Lá, 5,1 mil moradores tiveram que sair de suas casas, por causa dos riscos.

Desde então, 13 cidades entraram em situação de emergência: Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.

Nesta quinta-feira, a Marinha do Brasil informou a chegada de um grupo de 83 fuzileiros e 15 viaturas para ajudar as comunidades mais afetadas em Mimoso do Sul e Apiacá. As equipes atuarão no desbloqueio de vias, transporte de suprimentos especiais e distribuição de água. Pela internet, mutirões vêm sendo organizadas para auxiliar nos trabalhos e na arrecadação de mantimentos.

Na terça-feira (26), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou que será necessário um investimento de R$743 milhões para recuperação de rodovias, casas e infraestrutura urbana. Um relatório inicial, com cálculo de prejuízos, apontou a necessidade de construção de 560 novas unidades habitacionais, e a reparação de quase 1,7 mil residências.

Previsão de mais chuva

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta de chuvas intensas para o Espírito Santo. A previsão é de pancadas de chuva com trovoadas à tarde nas regiões Sul, Serrana e na parte sul da Região Noroeste, chegando na Grande Vitória à noite deste sábado (30).

Já no domingo, a chuva deve permanecer ao longo do dia, mas perder intensidade à noite. No estado pode chover entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia, com ventos intensos entre 40 e 60 km/h.


Fonte: O GLOBO
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários