Chuva, que começou há uma semana, causou enchentes em 13 cidades do sul do estado, que entraram em situação de emergência

Porto Velho, RO - As fortes chuvas iniciadas há uma semana deixaram um cenário de destruição no sul do Espírito Santo. Segundo o boletim extraordinário divulgado pela Defesa Civil do estado neste sábado (30), há o registro de 20 pessoas mortas e duas desaparecidas. As mortes aconteceram nas cidades de Mimoso do Sul (18 mortos) e Apiacá (2 mortos), os dois municípios mais atingidos. Há ainda 11,3 mil pessoas desalojadas.

O maior volume de chuva aconteceu entre os dias 23 e 24. Em algumas cidades do sul do Espírito Santo o acumulado alcançou os 300 mm. Em Mimoso do Sul, a quantidade de água superou o que era esperado para todo o mês de março. Lá, 5,1 mil moradores tiveram que sair de suas casas, por causa dos riscos.

Desde então, 13 cidades entraram em situação de emergência: Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.

Nesta quinta-feira, a Marinha do Brasil informou a chegada de um grupo de 83 fuzileiros e 15 viaturas para ajudar as comunidades mais afetadas em Mimoso do Sul e Apiacá. As equipes atuarão no desbloqueio de vias, transporte de suprimentos especiais e distribuição de água. Pela internet, mutirões vêm sendo organizadas para auxiliar nos trabalhos e na arrecadação de mantimentos.

Na terça-feira (26), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou que será necessário um investimento de R$743 milhões para recuperação de rodovias, casas e infraestrutura urbana. Um relatório inicial, com cálculo de prejuízos, apontou a necessidade de construção de 560 novas unidades habitacionais, e a reparação de quase 1,7 mil residências.

Previsão de mais chuva

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta de chuvas intensas para o Espírito Santo. A previsão é de pancadas de chuva com trovoadas à tarde nas regiões Sul, Serrana e na parte sul da Região Noroeste, chegando na Grande Vitória à noite deste sábado (30).

Já no domingo, a chuva deve permanecer ao longo do dia, mas perder intensidade à noite. No estado pode chover entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia, com ventos intensos entre 40 e 60 km/h.


Fonte: O GLOBO