Campeão da Copa do Brasil em 2023, treinador assume o desafio de liderar a Canarinho nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 (Foto reprodução)

Porto Velho, RO - O experiente treinador Dorival Júnior, atualmente detentor do título da Copa do Brasil pelo São Paulo, aceitou o desafio de assumir o comando técnico da seleção brasileira masculina de futebol. O anúncio foi feito pelo próprio Tricolor Paulista através do Twitter, confirmando a saída do treinador após seu desligamento do clube. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pretende oficializar a contratação nos próximos dias, substituindo Fernando Diniz, demitido na última sexta-feira (7).

Dorival Júnior, de 61 anos, expressou sua gratidão em um comunicado à direção de São Paulo, chamando a oportunidade de assumir a seleção brasileira de "a realização de um sonho pessoal". O treinador, nos últimos anos, conquistou dois títulos da Copa do Brasil, o mais recente pelo São Paulo e o anterior com o Flamengo, além de uma Copa Libertadores em 2022 também com o rubro-negro carioca.

Além do sucesso no São Paulo, Dorival teve uma passagem marcante pelo Flamengo em 2022, reerguendo o clube e garantindo os títulos da Copa do Brasil e da Copa Libertadores. Em 2010, comandou o Santos, conquistando a Copa do Brasil com jovens talentos como Neymar e Paulo Henrique Ganso.

O presidente do São Paulo Futebol Clube, Júlio Casares, comentou sobre a saída de Dorival Júnior: "O convite feito ao Dorival é mais uma prova de que estamos no caminho certo. Em 2021, a CBF já havia chamado Muricy Ramalho, que seguirá no São Paulo até o fim da minha gestão. Agora, foi uma vez do Dorival, que tinha uma proposta de reajuste e ampliação do contrato com o São Paulo até o fim da minha gestão, em 2026, com todas as garantias para uma estabilidade.