O GLOBO publica sétimo episódio da série 'Tem que Ler' com dicas de médicos para uma vida mais longa e feliz

Maior órgão do corpo humano, a pele pode atuar como um verdadeiro espelho, refletindo o passar do tempo e os hábitos adotados durante a vida. Isso porque, muito além da falta do protetor solar, determinados comportamentos no decorrer dos anos podem acelerar o processo de envelhecimento da pele e deixá-la mais suscetível ao surgimento de doenças.

Por isso, a convite do GLOBO, a dermatologista Adriana Vilarinho, membro da da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e autora do livro "Beleza à Flor da Pele" (Editora Abril), compartilha 10 conselhos para manter a saúde da pele, que vão desde os cuidados diários necessários até a importância do sono e da alimentação.

Veja aqui o vídeo com o depoimento da dermatologista Adriana Vilarinho:

A seguir, duas dicas da dermatologista para cuidar da pele. Assinante O GLOBO tem acesso a todas as dicas em ambiente especial, clique aqui e confira.

Dormir bem é indispensável

Com o passar dos anos, além da diminuição da produção de colágeno e de ácido hialurônico, há também uma redução na renovação celular, o que torna nossa pele mais opaca, sem viço e irregular.

Nesse contexto, o sono é fundamental porque ele proporciona um processo regenerativo através da liberação de diversos hormônios e do aumento do fluxo sanguíneo, havendo na pele estímulo da produção de colágeno e reparação dos danos por exposição aos raios ultravioleta.

Abandone o cigarro

O hábito de fumar prejudica a capacidade de renovação celular, a circulação sanguínea e reduz a produção de colágeno em mais de 40%. Por isso, acelera diretamente o processo de envelhecimento da pele, provocando uma aparente diminuição da elasticidade e da hidratação.

Além disso, o tabagismo contínuo e em excesso é um dos grandes responsáveis pelo surgimento do temido “código de barras”, que são as rugas finas que se formam ao redor dos lábios.


Fonte: O GLOBO