Porto Velho, Rondônia - Quem vai até ao belo prédio da sede principal da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia e salta no quinto andar pode ser tomado pela surpresa de achar estar frente a frente com o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro em pé próximo a um corredor de acesso a gabinetes de parlamentares.
Só que não é nada disso, mas
sim um display em tamanho real com a foto do político que está cada dia mais
encalacrado com acusações da prática dos mais diversos crimes, que vão desde
infrações à Lei Eleitoral, passando por possibilidade de atentados à
Democracia; difusão de fake news; e até mesmo de participar de um esquema de
furtos do tipo daqueles praticados por "ladrõezinhos de gaveta", no
caso a questão do sumiço de joias e outros presentes concedidos à instituição
da Presidência da República, mas que acabaram virando quase produtos de camelôs
fardados, comercializados em balcões de venda internacionais.
Quando a gente chega mais perto
daquela espécie de "bonecão" do Bolsonaro fica constatado que, provavelmente,
o display faz parte da decoração externa do gabinete do deputado estadual
Rodrigo Camargo (Republicanos), o "Delegado Camargo", que apesar de
seu histórico policial parece não se constranger em atrelar a própria imagem
com a de alguém acusado de tantos crimes.
Mais ainda, o parlamentar
estadual também pode estar em descompasso com o momento do próprio partido do
qual faz parte, o Republicanos, que ensaia em âmbito nacional aderir ao grupo
de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aquele mesmo cujos eleitores
defenestraram o outro do cargo principal da República.
E enquanto tais incoerências
pairam sobre a imagem do deputado, o "bonecão" permanece lá como uma
espécie de souvenir de um passado que já foi, e ainda atrai a curiosidade de
quem passa por ali.
A única coisa a se saber é se
aquele espaço onde está o Bolsonaro de papel é de circulação de pessoas ou se
faz parte do gabinete de Camargo, posto que não se vê por parte de qualquer
outro deputado o uso de área comum do prédio para propaganda ideológica
pessoal.
Pode ser que em sua idolatria
ao ex-presidente derrotado nas urnas e enrolado com a Justiça Camargo possa
estar cometendo algum tipo de infração ou mau uso de equipamento público.
Por - Mario Quevedo