Edição desse ano acontecerá na Universidade de Harvard

PORTO VELHO, RO - Com o objetivo de engajar atores chaves em um diálogo sobre a ciência do desenvolvimento nas políticas públicas voltadas à primeira infância, a Prefeitura de Porto Velho será uma das participantes do “Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância”, de iniciativa do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI). A edição desse ano acontecerá no campus da Universidade de Harvard.

Entre formuladores de políticas públicas, gestores públicos e representantes da sociedade civil, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal selecionou 30 participantes e a secretária municipal de Educação, Gláucia Negreiros, será a representante da Prefeitura de Porto Velho.

Organizada em parceria com o Center on the Development Child, da Universidade de Harvard, a edição desse ano ocorrerá entre os dias 25 a 29 de julho de 2022, no próprio campus da universidade, na cidade de Cambridge (EUA).

“Nossa participação no evento é fruto de uma parceria exitosa com a Fundação Maria Cecília do Vidigal, que realizou avaliação nas nossas escolas de educação infantil. A Formação em Liderança terá como foco o desenvolvimento de políticas e estratégias para a atenção especial à primeira infância no Brasil”, comentou.

Na prática, o programa alia conhecimentos científicos, casos de sucesso, tendências e atividades práticas sobre o desenvolvimento e qualificação de políticas e programas para a primeira infância. O conteúdo vai ser apresentado de forma imersiva para guiar os participantes a melhor tomada de decisão e correto uso dos recursos na criação e desenvolvimento de iniciativas voltadas às crianças de 0 a 6 anos de idade.

“A carga horária total será de 47 horas e esse aprendizado vai ser colocado no planejamento estratégico de nossa gestão frente a pasta de educação”, frisou Gláucia, que é especialista em educação infantil.

EVENTO

Devido às restrições sanitárias causadas pela pandemia de covid-19, essa edição será exclusiva para um número limitado de convidados indicados pelas organizações parceiras do NCPI. A audiência está focada em lideranças que dialogam com a gestão municipal de políticas, programas e práticas voltadas à primeira infância – gestores municipais de grandes cidades (acima de 200 mil habitantes), lideranças das entidades municipalistas, lideranças das organizações da sociedade civil, lideranças acadêmicas e jornalistas.

GRADE CURRICULAR

A grade curricular abrangerá a ciência do desenvolvimento na primeira infância, equidade étnico-racial, componentes-chave para a implementação de programas e políticas, e estratégias para o exercício de liderança. Além das aulas teóricas, o programa contará com um componente prático, que permite que os participantes consigam conectar os conteúdos teóricos com os desafios do Brasil e do seu contexto de atuação.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)