BOM DIA 30 DE JULHO!

HOJE É

Dia Internacional da Amizade (ONU). Dia do Administrador de Sistemas. Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas. Dia do Cheesecake. Dia da Conversa no Elevador.

Católicos celebram São Pedro Crisólogo, São Abdon, São Sénen

RONDÔNIA

1965 – O presidente Castelo Branco assina o decreto 56.629 criando o 5º Batalhão de Engenharia de Construção, com sede em Porto Velho e responsável pela manutenção dos trechos rondoniense e acreano da rodovia BR-364.

BRASIL

1976 - O Cruzeiro Esporte Clube (MG) conquista a Copa Libertadores da América.

2000 – Rubens Barrichelo, fazendo uma corrida de superação, a primeira vitória dele na fórmula 1.

MUNDO

1906 - Gabriel Lippmann apresenta na Academia de Ciências de Paris seu método de reprodução fotográfica a cores.

1930 — Jogando em casa, o Uruguai vence a Argentina e é o primeiro campeão mundial de futebol.

2003 — Produzido no México, o último exemplar do Volkswagen Fusca.

2007 - Morte do cineasta Michelangelo Antonioni (ITAL) - autor de clássicos como Repórter.




FOTO DO DIA

Eleito por sua base na região de Jaru, o agricultor Sidney Guerra foi um dos 13 do PMDB dentre os 24 deputados que compuseram a 2ª legislatura (1987/91) da Assembleia Legislativa rondoniense, quando pela primeira vez as mulheres chegaram ao parlamento, ambas do PMDB, Joselita Araújo e Odaísa Fernandes, que, na condição de vice-presidente se tornaria, em 1990, a primeira mulher a presidir a Assembleia, e em 2003 a primeira vice-governadora.

Outra novidade foi o PT, com dois dos eleitos. Aquela legislatura escreveu a 2ª Constituição estadual, mas Sidney Guerra, que renunciou porque eleito prefeito de Jaru em 1988, não presidiu a reconstituinte, o que coube ao deputado Osvaldo Piana. Joselita Araújo também renunciou, eleita prefeita de Ouro Preto. Na foto Sidney Guerra (e), recebe, do antecessor deputado Amizael Silva, a presidência, da “Casa de Leis” em 1987. (F. Marcos Grutzmacher/Acervo Kid.)

Por - Lucio Albuquerque (Jlucioac@gmail.com)