Ação é importante para o transporte escolar e escoamento de produção agrícola

Porto Velho, RO - Levar qualidade de vida à população de forma mais célere e efetiva. Este tem sido o objetivo da Prefeitura ao atuar no patrolamento e limpeza de estradas rurais em diferentes partes do município de Porto Velho.

As melhorias são executadas através de uma empresa terceirizada e também com maquinário e mão de obra próprios da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Semagric).

Desde a última semana, a empresa vem trabalhando, exclusivamente, no patrolamento e limpeza das laterais das vias. O pacote inclui cerca de 3 mil quilômetros de estradas distribuídas em Porto Velho e nos distritos.

O serviço iniciou pela estrada do Areia Branca, que liga a BR-364 ao setor chacareiro. Enquanto isso, os distritos de União Bandeirantes e Rio Pardo/Marco Azul já contam com ordem de serviço para o início das obras nos próximos dias.


Vias rurais dos distritos também são contempladas

“Como esse serviço é de patrolamento e limpeza lateral, em alguns pontos a Semagric vai precisar complementar, por exemplo, com cascalho ou passar rolo compressor. Em muitos locais a estrada já tem uma camada considerável de cascalho, então a Prefeitura fiscaliza e acompanha todos os processos do serviço, antes, durante e depois, para emitir relatório do trabalho feito e analisar o que deve ser executado dentro do contrato ou com mão de obra própria, a fim de evitar desperdício de recursos”, explica o titular da Semagric, Gustavo Serbino.

Simultaneamente, a Prefeitura vem focando em outros trechos no entorno da capital. Recentemente, foi concluído um trecho da avenida Amazonas que dá acesso ao setor chacareiro Leste. A estimativa é de que, ainda nesta semana, o aparato seja reforçado para alcançar quase 70 quilômetros na região e outros 10 quilômetros no setor chacareiro Sul.

“Após o término destes trabalhos nós vamos atravessar o Rio Madeira. Ali, já tem a C-01 que precisa de um serviço mais intenso. O período de trabalho é muito relativo, pois depende do clima. Estamos finalizando o inverno mais rigoroso dos últimos 50 anos, tanto em volume de chuva quanto em elevação do lençol freático. Há alguns pontos onde ainda não é possível trabalhar, pois seria recurso público jogado fora”, explica o secretário.

Além do entorno de Porto Velho, uma equipe da Prefeitura também trabalha na região de Ponta do Abunã, percorrendo os distritos de Vista Alegre e Nova Califórnia, compreendendo tanto as linhas rurais, que são prioridades devido ao transporte escolar, quanto demandas urgentes nas áreas urbanas dos distritos.

Texto: Renata Beccária
Foto: Semagric
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)