Qualificação acontecerá nos dias 25 e 26 de abril e é direcionada a trabalhadores da saúde

Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho, através do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realiza na próxima segunda (25) e terça-feira (26), a 2ª Capacitação Contra o Tabagismo. O treinamento é destinado para profissionais da saúde.

A última capacitação nesta área foi realizada em 2019. As demais foram suspensas em razão da pandemia de covid-19.

Participarão do treinamento cerca de 160 profissionais da saúde, incluindo enfermeiros, médicos e odontólogos. As equipes serão divididas em dois períodos para que a atuação nas unidades não seja prejudicada.

A capacitação acontecerá no auditório do Conselho Regional de Medicina (Cremero), localizado na avenida Migrantes, 3414, bairro Liberdade.


Tabagismo é tratado como doença crônica e possui protocolo de tratamento

DOENÇA

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica, causada pelo vício e dependência da nicotina, substância que está presente nos produtos feitos à base de tabaco.

Segundo Cleide Silva, coordenadora de Controle de Tabagismo Municipal da Semusa, a terapia cognitiva comportamental será um dos assuntos abordados na qualificação.

“O protocolo de tratamento contra o tabagismo será um dos principais temas da capacitação. A terapia cognitiva de reconhecimento do nível constante do uso do tabaco também é um assunto importante a ser abordado. O nosso intuito é qualificar estes profissionais para facilitar a acessibilidade e o tratamento dos usuários nas unidades de saúde”, explica Cleide.

Texto: Semusa
Foto: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)