De acordo com TSE, cerca de 13% da população com idade entre 16 e 17 anos está apta a votar; número é baixo, se comparado a anos anteriores

Porto Velho, RO - Uma campanha espontânea, impulsionada por publicações de artistas e personalidades como Juliette, Luísa Sonza e Anitta nas redes sociais, tem estimulado jovens a partir de 16 anos a tirar o título eleitoral.

A data limite para providenciar o documento, a tempo de votar nas eleições de 2022, é 4 de maio. O prazo limite para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor termina dia 4 de maio. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que oe eleitores não deixem para dar entrada no documento ou pedir mudança de lugar de votação em cima da hora.

As eleições este ano estão marcadas para o dia 2 de outubro (primeiro turno) e 30 de outubro (segundo turno). Quem não estiver com o título de eleitor em dia não poderá votar para presidente, governador, senador e deputados federal e estadual.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pouco mais de 13% da população com idade entre 16 e 17 anos está apta a votar atualmente. O número é baixo, se comparado a anos anteriores. Em fevereiro de 2018, o percentual era de 23,3%.

Juliette

"O voto é uma das melhores maneiras de expressar nossa voz dentro da democracia, talvez a mais poderosa", tuitou Juliette. "Fico muito triste com a informação que o número de adolescente de 16 e 17 anos que tiraram o título é um dos mais baixos da história. Tirar o título é simples no site do TSE", informou.

"Mais do que o nome de quem ocupa um cargo, o seu voto influencia a qualidade dos serviços de saúde gratuitos e pagos, diretrizes da educação pública e privada, transporte, alimentação e muito mais. Seu voto faz a diferença!", ressaltou a ex-BBB e cantora, que inicia turnê de shows no próximo sábado (26).

Anitta

A funkeira Anitta usou o Twitter para avisar que só vai fazer selfies com os fãs que tiverem com o título de eleitor em dia. "Então agora é isso hein... Me pediu foto quando me encontrou em algum lugar? Se for maior de 16 eu só tiro a foto se tiver foto do título de eleitor", ela escreveu.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) republicou o post. E acrescentou: "É isso, galera: se liga no recado da Anitta ! Pra tirar o título é fácil, tudo on-line, sem sair de casa. Mas, atenção: o prazo final é 4 de maio!".

Luísa Sonza

A cantora Luísa Sonza Foto: Divulgação

A cantora Luísa Sonza publicou um vídeo no Instagram, por meio do Stories, para estimular os fãs a tirar o título de eleitor. "Vocês, jovens com mais de 16 anos deveriam estar tirando o título de eleitor agora. Não adianta só gritar 'Fora, Bolsonaro' nos shows e nao tirar o título, entende?", ela disse.
Giovanna Ewbank

"Meus amores, deixa eu falar uma coisa muito séria com vocês! Estamos em ano eleitoral e uma notícia me deixou muito preocupada, estamos com o PIOR índice de jovens de 16-17 anos com título da história!", alertou a atriz e apresentadora Giovanna Ewbank, no Twitter. "Gente, pro Brasil mudar tem que votar direito e pra isso TEM que tirar o título", acrescentou.

Gil do Vigor


Gil do Vigor Foto: Globo Livros/Cauê Moreno

O economista e ex-BBB Gil do Vigor também reforçou a campanha. Nas redes sociais, ele escreveu: "Cadê os vigorosos de 16 e 17 anos? Já tiraram o título de eleitor de vocês?? É rapidinho e o primeiro título dá pra tirar online. Se você tem 15 anos e completa 16 anos até outubro, já pode tirar também".

Bruna Marquezine


A atriz Bruna Marquezine Foto: Reprodução / Instagram

Bruna Marquezine embarcou na campanha e republicou o post da amiga Anitta. "Bora, galera adolescentes", incentivou. A atriz também repostou a publicação de Giovanna Ewbank.
Inês Brasil

Até Inês Brasil, que se tornou hit na web por seu vídeo inusitado de inscrição no "Big Brother Brasil", engrossou a campanha. Com uma montagem de si com a faixa presidencial, a influenciadora digital publicou, no Twitter, um passo a passo para tirar o título.

Fonte: O Globo