O projeto de lei tem como objetivo proteger a saúde mental dos servidores públicos estaduais

Porto Velho, RO - O deputado estadual, Jair Montes (AVANTE), protocolou um importante projeto de lei (n. 1.548/2022), que tem o objetivo de proteger a saúde mental dos servidores públicos estaduais, que sofrem com a Síndrome de Burnout, uma doença que se agravou muito em virtude da pandemia.

A Síndrome de Burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes.

“Na justificativa da proposta, o parlamentar explicou que o projeto tem a finalidade de proteger os profissionais portadores de “combustão completa” em razão da exaustão prolongada e diminuição do interesse em relação ao trabalho. É uma doença causada pelo excesso de trabalho e pela cobrança de metas inatingíveis. E nós sabemos que essa realidade se agravou muito no nosso estado em virtude da pandemia, ” explicou Jair Montes.

‘‘O nosso objetivo é proteger a saúde mental dos servidores, que estão expostos diariamente a essa doença. Sabemos que ela atua de forma silenciosa até chegar no grau máximo, que é o estresse crônico. E que ocorre em virtude do ambiente de trabalho, que exige e cobra muito mais, do que cuida e protege. Por isso, estamos propondo medidas preventivas e de conscientização’’. Comentou o Presidente da Assejus/RO, Brunno Oliveira.

O projeto agora segue, para análise da CCJ – Comissão de Constituição e Justiça da ALE/RO.


Texto e foto: Assessoria