Do Blog da Jornalista Victória Bacon

Porto Velho, RO - 1. Com a abertura da janela partidária, que é a troca de partidos, o União Brasil considerado extremamente forte corre risco de ficar para trás em relação ao PL, partido do presidente Jair Bolsonaro.

2. Em apenas 72 horas, dezessete deputados federais migraram para o PL, tornando o partido o segundo mais forte, atrás apenas do recém-nascido União Brasil (44). Se a movimentação de migração para o PL continuar nos próximos dias, o PL será o maior partido na Câmara.

3. O presidente do partido Waldemar da Costa Netto afirmou que caberá ao presidente Jair Bolsonaro a missão de atrair novos deputados para o PL e assim colocar o partido na liderança no Congresso.

4. A janela partidária ocorrerá até 1 de abril, ou seja 2 semanas para que novos deputados mudem para o PL. Segundo cálculos tanto de lideranças do União Brasil quanto do PL, falta pouco para o partido do Presidente encostar no União Brasil que perdeu 16 deputados até agora.

5. Antes da janela, o União Brasil, fruto da fusão entre o PSL e o DEM, tinha 76 cadeiras na Câmara dos Deputados, o PT, 53, e o PL, 44. Agora, o União tem 61, o PL, 55, e o PT, 53. 6. Se confirmado novos 4 nomes ainda nesta terça-feira, após reunião com Bolsonaro, o PL passa oficialmente para 59 e o União também contará com 59, pois há uma movimentação de troca do PL pelo União Brasil de 2 deputados, apurou Lucas Valença.