Vale das Cachoeiras, na região de Ouro Preto do Oeste é um dos atrativos de Rondônia mais visitados

Porto Velho, RO - São muitas as opções de lazer para curtir a semana de carnaval em Rondônia. Mesmo com a pandemia e as medidas de restrição social, a possibilidade de conhecer novos lugares e viver experiências fascinantes continuam devido o ecoturismo do Estado.

Balneários, acampamentos em hotéis fazenda, visitas a museus e excursões são algumas das alternativas para esse período. Mas, há as pessoas que gostam de viagens com emoção, onde possam se divertir e contemplar a natureza. A caiacada ecológica e boia cross são opções para os aventureiros.

Seja como for, muitos nesta época do ano, querem mesmo é se desligar da intensa correria diária e relaxar em meio à natureza. Em Rondônia é possível, segundo o gestor da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Gilvan Pereira Júnior.


Só na Capital há 17 balneários registrados pela Setur

Ele destaca que o Estado contempla as mais variadas belezas naturais para a prática do turismo, onde é possível conhecer belíssimos recantos, com combinações marcantes de vários ecossistemas, rios, florestas, campos alagados e cachoeiras, que vem destacando o Rondônia no cenário do turismo mundial.

De acordo com a gestora de Promoção da Setur, Gisele Louise, cada região do Estado apresenta características diferentes que agradam os mais diferentes estilos. As opções e roteiros de viagem podem ser acompanhadas pelo guia digital Rondoniatemtudo.

“O Rondoniatemtudo é um guia de turismo criado para o turista ou simpatizante do seguimento possa ter acesso aos atrativos do Estado todo. No site, é só colocar o nome do atrativo, por município e por categoria e vai listar as opções existentes em Rondônia. Todas essas opções funcionarão no período de carnaval”, afirmou a gestora.

Por meio dessa plataforma é possível acompanhar fotos e informações dos lugares, além de roteiros que facilitam a viagem do turista.

Segundo Gisele, o Governo de Rondônia criou o Programa “Viaja Mais Servidor” para incentivar os servidores públicos, e dessa forma movimentar a economia na região pelo hábito de viajar.

No Estado, aproximadamente 100 empresas parceiras oferecem desconto de até 50% em hotéis restaurantes e outros serviços que facilitam a viagem do servidor. “Pela plataforma Rondoniatemtudo estão todas as opções, principalmente para os servidores públicos e familiares a fim de usufruírem do desconto oferecido por empresas e para qualquer outro turista que deseja sair do seu município. São várias as opções de lazer e curtição, a escolha depende da afinidade de cada um nesse período de carnaval; em Rondônia temos um leque de possibilidade”, pontuou Gisele.

BALNEÁRIOS


Rios Madeira e Guaporé são destaques pela variedade de peixes

No site da Setur, os viajantes podem ter acesso às opções de balneários existentes em Rondônia com ambiente bem familiar. A maioria tem espaço para banho, onde a água é mais calma.

Só em Porto Velho há 17 lugares.

Outros atrativos, de Norte a Sul de Rondônia podem ser encontrados lugares diversificados para curtir momentos únicos entre família ou na companhia de amigos.

PESCA ESPORTIVA

A pesca esportiva, em Porto Velho, considerada a única Capital com potencial para pesca, possui a maior ictiofauna brasileira biogeográfica do planeta. A cidade está localizada à margem direita do rio Madeira onde foram catalogados mais de 800 espécies de peixes.

O trade turístico de Porto Velho oferece uma estrutura de recepção ao turista com 74 hotéis, aeroporto internacional, muitas lojas de material de pesca, estradas vicinais de fácil acesso, além de variedade gastronômica.

Além do rio Madeira, o rio Guaporé é destaque no Estado sendo um dos principais pontos turísticos desejados, devido à grande variedade de peixes.

ENCONTRO DAS ÁGUAS



Charmoso hotel de selva em Guajará-Mirim, fronteira com a Bolívia encanta turistas de todo o mundo

Construído em frente ao encontro dos rios Mamoré e Pacaás Novos, fronteira com a Bolívia, em Guajará-Mirim, o hotel de selva, encanta turistas da região e estrangeiros, pela bela paisagem.

É comum visualizar do restaurante ou da piscina o botos tucuxis e os cor-de-rosa (vermelhos) fazendo suas evoluções bem no encontro das águas negras com as barrentas, que emolduram o entorno do projeto hoteleiro.

Para quem busca a tranquilidade e o contato com a natureza por meio de passeios de barco e a contemplação das belezas cênicas de nossa região, ou simplesmente quer aproveitar momentos de relaxamento, o hotel é uma ótima opção.


Texto: Larina Rosa
Fotos: Gildo Júnior, Pedro Agostinho, Ésio Mendes, Daiana Mendonça, Marco Anc
Secom - Governo de Rondônia