Portal do Servidor é modernizado e passa a oferecer novos serviços aos funcionários públicos de Rondônia

Servidores passam a ter acesso aos novos serviços disponíveis no Portal do Servidor

Porto Velho, RO - O Portal do Servidor 3.0 – PS3 está disponível para os funcionários públicos do Governo de Rondônia com novos serviços: a Certidão de Frequência de 2001 a 2022 e o lançamento da licença médica na frequência para servidores efetivos.

A iniciativa faz parte da modernização da plataforma que teve início em 2020 por meio da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) em parceria com a Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep).

O especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e membro da Comissão de Coordenação dos Trabalhos de Atualização dos Dados Cadastrais da Segep, Gustavo Bodaneze, explica que os novos serviços trazem uma série de vantagens.

‘‘A Certidão de Frequência é insumo para diversos processos, como Verbas Retroativas, por exemplo. Com o Portal, o servidor pode solicitar ela diretamente e já instruir o processo com a Certidão. Assim, o processo andará mais rápido’’, explica.

Gustavo Bodaneze ainda pontuou que a Licença Médica de até três dias poderá ser solicitada pelo Portal do Servidor e não passará pela homologação da Perícia Médica Oficial. ‘‘Desse modo, a licença será concedida de maneira mais célere.

É importante ressaltar que a Licença Médica de até três dias só pode ser solicitada por servidor efetivo, com o limite de duas solicitações por ano. A partir da terceira solicitação, o atestado deverá passar pela homologação da perícia médica’’, esclarece.

Moderno, Portal do Servidor simplifica acesso de servidores aos serviços do Governo de Rondônia

REVOLUÇÃO

A modernização da plataforma é considerada uma revolução nas relações dentro do serviço público estadual, pois possui ferramentas que dão suporte e orientação ao servidor público, e possui recursos de acessibilidade, pois há contraste para daltônico e libras. Desta forma, há a centralização de informação do servidor, a melhoria da comunicação interna, e além disso, funciona como canal oficial para recebimento de avisos, comunicados e campanhas desenvolvidas pelo Governo.

‘‘O Portal do Servidor 3.0 irá gerar a desburocratização e simplificação do serviço. E também, por meio do Portal, o servidor poderá está acompanhando a sua solicitação de serviço do início ao fim’’, afirma a gestora do projeto (Product Owner) da Setic, Euriane Nogueira.

Desta forma, a plataforma é considerada um grande avanço na relação dos servidores com o Governo. ‘‘O objetivo é que o Portal do Servidor se torne o canal de comunicação do servidor com o Estado. Nele, o funcionário público pode solicitar diversos serviços e acompanhar o andamento sem precisar preencher um requerimento físico, abrir processo ou comparecer presencialmente na unidade’’, reforça Gustavo Bodaneze.

ACESSÍVEL E TRANSPARENTE

Além dos novos serviços, por meio da plataforma é possível fazer o planejamento anual de férias; ter acesso ao banco de horas, assim também como solicitar folgas; ter acesso a cópias de Ficha Financeira desde 2000, entre outros serviços.

O Governo de Rondônia avança assim na modernização, transparência e simplificação da gestão pública, e se aproxima mais dos servidores, passando a atender com mais rapidez e qualidade as demandas dos servidores.

Acesse o Portal por meio do endereço: https://portaldoservidor.sistemas.ro.gov.br/.

SERVIÇOS DO PORTAL DO SERVIDOR

Certidão de Frequência;
Licença Médica de até 3 (três) dias;
Senha de Contracheque/Cédula C;
Cópias de Ficha Financeira de 2000 em diante;
Solicitação de folga (Banco de horas);
Troca de plantão;
Certidão Negativa da Corregedoria-Geral do Estado;
Marcação do planejamento anual de Férias;
Solicitação de acesso ao Sei;
Alteração de órgão de acesso ao SEI e
Solicitação de acesso a Sistemas

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Edcarlos Carvalho
Secom - Governo de Rondônia

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