Municípios de Rondônia voltaram a informar os dados sobre covid-19 no sistema e-SUS VE na segunda-feira (14)

Porto Velho, RO - Municípios de Rondônia estão gradativamente voltando a inserir os dados no sistema e-SUS VE, que abriga informações epidemiológicas sobre a covid-19. As equipes deixaram de ter acesso ao sistema desde o dia 9 de dezembro de 2021, data marcada por um ataque hacker aos sistemas de dados do Ministério da Saúde (MS), desde então os municípios rondonienses passaram a informar os casos confirmados e óbitos de maneira manual, para garantir o registro diário de dados.

O diretor-geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Gilvander Gregório de Lima, explica que o sistema será totalmente restabelecido no decorrer desta semana, após a migração completa dos dados. “As equipes nesse momento estão trabalhando a migração gradual da fonte de dados, que estavam sendo informados em formulários do Google Forms”, detalha.

O primeiro dia da migração dos dados, nessa segunda-feira (14) resultou em diferença nos números que haviam sido informados, nesse período. No primeiro ajuste dos dados, também chamado de qualificação do banco de dados, registrou 2.972 casos confirmados e 72 óbitos.

“Essa discrepância representa a diferença dos dados represados desde o dia 9 de dezembro. Nosso objetivo agora é ajustar essa situação o mais breve possível”, diz o coordenador do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Agevisa), Eduardo Honda.

Os municípios que não conseguiram ainda se adequar, estão fazendo uma força-tarefa para registro de todos os casos no sistema do Ministério da Saúde, e-SUS VE, no decorrer desta semana, até que se atualize a realidade epidemiológica relativa à covid-19 no estado de Rondônia.

Texto: Mineia Capistrano
Fotos: Larina Rosa
Secom - Governo de Rondônia