Furacão disputou a competição em 2019 e caiu diante do River Plate (Argentina); Verdão joga pelo segundo ano consecutivo

Porto Velho, RO - Atual bicampeão da Libertadores, o Palmeiras volta pela segunda vez consecutiva a disputar o título da Recopa Sul-Americana. A partir das 21h30 desta quarta-feira (23), o Verdão inicia a batalha pela taça contra o Athletico-PR no jogo de ida, que acontece na Arena da Baixada, em Curitiba.

As duas equipes vão em busca de um título que escapou por pouco em disputas recentes contra adversários argentinos. Em 2021, o Verdão foi superado pelo Defensa y Justicia nos pênaltis. Já o Furacão disputou esse torneio em 2019 e foi derrotado pelo River Plate.

O Alviverde, que é líder na classificação geral e do Grupo C do Paulistão, com 16 pontos, está visando o título sul-americano desde o último domingo (20), quando se reapresentou para treinar.

O zagueiro Luan e os meio-campistas Zé Rafael e Gustavo Scarpa estão em tratamento devido a contusões após o Mundial de Clubes. O defensor é quem mais preocupa e está fora deste duelo de ida com os paranaenses.

Elenco do Furacão durante treino para a Recopa Sul-Americana JOSÉ TRAMONTIN/ATHLETICO.COM.BR (21.02.2022)

Por outro lado, o Athletico-PR está indo para essa decisão contra o Palmeiras, em casa, após realizar apenas dois jogos com a equipe principal na temporada.

Isso porque o time repete o que vem fazendo há anos, usando o Campeonato Paranaense como laboratório enquanto o time principal realiza a pré-temporada. Pelo Estadual de 2022, o time considerado titular venceu o Rio Branco e empatou com o Coritiba.

Para o duelo com o Palmeiras, o técnico Alberto Valentim só não terá disponível o meia Vitor Bueno, suspenso por ter sido expulso na Libertadores de 2021, justamente contra o rival desta quarta, quando ainda defendia o São Paulo e jogou o Choque-Rei das quartas de final da competição. Outro nome fora é o centroavante Matheus Babi, que ainda se recupera de lesão no joelho.

Contudo, o atacante Pablo, que retornou ao time três anos depois de sair para o Tricolor, e o meia Marlos estão inscritos para o jogo na Recopa Sul-Americana.

Retrospecto

Em competições organizadas pela Conmebol, o Palmeiras não perde de outros brasileiros como visitante desde 2012. A última derrota foi o 3 a 1 para o Botafogo no Estádio Nilton Santos, na Copa Sul-Americana, quando mesmo assim avançou de fase.

O Verdão não perde para o Athletico-PR há oito jogos. A última derrota foi em 2017, também na Arena da Baixada, por 3 a 0. Faziam parte daquele jogo Thiago Heleno, Pablo, Santos, Zé Ivaldo, Dudu, Mayke, Deyverson, Raphael Veiga e Alberto Valentim (técnico).

FICHA TÉCNICA

Athletico-PR X Palmeiras
Local: Arena da Baixada, em Curitiba
Data e hora: quarta-feira (23/2), às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Facundo Tello (Argentina)

ATHLETICO-PR: Santos, Marcinho, Pedro Henrique (Zé Ivaldo), Thiago Heleno, Abner; Erick, Matheus Fernandes, Léo Cittadini; Reinaldo (Bissoli), Pablo e Davi Araújo (Terans). Técnico: Alberto Valentim

PALMEIRAS: Weverton; Kuscevic (Renan), Murilo, Piquerez; Marcos Rocha, Jailson, Danilo, Atuesta (Zé Rafael) e Raphael Veiga; Rony e Dudu. Técnico: Abel Ferreira

Fonte: R7