PROERD forma mais de 200 estudantes indígenas e fortalece educação preventiva em Ji-Paraná

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PROERD forma mais de 200 estudantes indígenas e fortalece educação preventiva em Ji-Paraná

Mais de 200 alunos indígenas dos povos Gavião e Arara participaram da formatura do PROERD em aldeias de Nova Colina, em Ji-Paraná - Foto: Reprodução PM-RO | (Alô Rondônia)

Porto Velho, Rondônia - A Polícia Militar de Rondônia realizou, na manhã da última quinta-feira (18), a formatura de mais de 200 alunos indígenas participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A solenidade ocorreu em aldeias dos povos originários Gavião e Arara, localizadas no distrito de Nova Colina, zona rural de Ji-Paraná.

A ação marcou a conclusão do curso aplicado em três aldeias da região e reforçou a educação preventiva como instrumento estratégico de proteção social e fortalecimento comunitário, especialmente entre crianças e adolescentes.

As aulas foram ministradas pelo 1º sargento da Polícia Militar Paulo Paixão, instrutor do PROERD na área de atuação do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A iniciativa evidencia a integração entre as áreas de segurança pública e educação, promovendo ações conjuntas voltadas à formação cidadã.

A implementação do programa nas comunidades indígenas atendeu a uma solicitação das próprias lideranças locais, que manifestaram preocupação com os impactos da crescente influência urbana e os riscos associados ao uso de drogas e à violência entre os jovens. O PROERD foi adaptado ao contexto local, respeitando a identidade cultural e os valores tradicionais dos povos originários.

A cerimônia de formatura contou com a presença de lideranças indígenas, representantes da Seduc, policiais militares do 2º BPM, do Comando Regional de Policiamento II, da Coordenadoria de Atividades Sociais da PMRO, além do secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, coronel BM Vital.

A iniciativa reforça o compromisso do Estado de Rondônia com políticas públicas inclusivas, baseadas no diálogo intercultural, na cooperação institucional e na valorização das comunidades tradicionais, destacando a educação preventiva como um caminho essencial para a construção de um futuro mais seguro e consciente.
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