Feirões Limpa Nome realizados pelo Procon-RO possibilitaram a renegociação de dívidas e ajudaram consumidores a reorganizar a vida financeira em 2025 - Foto: Governo de RO (Alô Rondônia)
Porto Velho, Rondônia - Durante o ano de 2025, o governo de Rondônia intensificou ações voltadas à educação para o consumo e à defesa dos direitos do consumidor, ampliando a presença do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RO) em municípios da capital e do interior.
As iniciativas contribuíram para fortalecer as relações de consumo, reduzir conflitos e ampliar a confiança da população em compras e investimentos, além de colaborar para a diminuição da judicialização por meio da mediação e da solução administrativa de demandas.
Para o governador Marcos Rocha, o trabalho desenvolvido pelo Procon é fundamental para garantir cidadania e justiça social.
“O programa de proteção e defesa do consumidor assegura direitos, promove transparência e respeito ao cidadão rondoniense, além de fortalecer a economia com relações mais justas”, ressaltou.
Feirões Limpa Nome possibilitaram renegociação de dívidas
Entre as principais ações de 2025, destacam-se os Feirões Limpa Nome, que permitiram a centenas de pessoas renegociar débitos e reorganizar a vida financeira.
O primeiro feirão ocorreu em fevereiro, em Guajará-Mirim, onde cerca de 169 pessoas foram atendidas, resultando na renegociação de 86 dívidas, com acordos que somaram R$ 326.380,18.
Em julho, a ação foi realizada em Porto Velho, atendendo aproximadamente 117 consumidores e possibilitando a renegociação de 137 dívidas, totalizando R$ 72.023,39 em acordos firmados.
Já em novembro, o feirão chegou ao município de Ariquemes, beneficiando moradores da cidade e da região, com foco na renegociação de débitos e no fortalecimento da educação financeira.
Atendimento social e presença no interior
Ao longo do ano, o Procon-RO participou de 33 edições do programa Rondônia Cidadã, levando atendimento direto à população, com orientações, abertura de reclamações e mediação de conflitos de consumo, de forma ágil e humanizada.
O órgão também integrou três edições do projeto MP Itinerante, do Ministério Público de Rondônia (MPRO), que alcançou 18 municípios e distritos, além de ações realizadas em parceria com prefeituras, ampliando o acesso aos serviços públicos em regiões mais distantes.
Atendimentos do Procon-RO em ações itinerantes ampliaram o acesso aos direitos do consumidor em municípios do interior do estado - Foto: Governo de RO
Capacitação e estímulo às boas práticas
Outra frente de atuação foi o incentivo às boas práticas de atendimento por meio do programa Empresa Amiga do Consumidor, que promoveu seis workshops em seis cidades do estado.
As capacitações abordaram temas como legislação consumerista, mediação de conflitos e melhoria da qualidade no atendimento, contribuindo para aumentar a confiança dos clientes, reduzir falhas nos processos e fortalecer a imagem das empresas.
A coordenadora do Procon-RO, Osvanilda Velame Borges Soares, destacou que o foco do programa é estar cada vez mais próximo da população.
“Buscamos levar conhecimento e entendimento sobre as práticas de consumo. Quando consumidor e empresa entendem seus direitos e deveres, temos uma economia mais forte e saudável para todos”, afirmou.
0 Comentários