Equipes da Defesa Civil realizam pit stop educativo no cruzamento das avenidas Carlos Gomes e Brasília, orientando moradores sobre prevenção em enchentes - Foto: André OliveiraPorto Velho, Rondônia - Para reforçar a segurança da população durante o período chuvoso, a Superintendência Municipal de Defesa Civil (SMDC) realizou, nesta terça-feira (9), um pit stop educativo no cruzamento das avenidas Carlos Gomes com Brasília, em Porto Velho, orientando motoristas e pedestres sobre como agir em situações de enchentes e alagamentos.
Ação preventiva leva informação diretamente aos moradores
A iniciativa integra a Operação Inverno 2025 e tem como foco conscientizar a população sobre os riscos comuns em períodos de chuvas intensas. Durante a ação, equipes da Defesa Civil distribuíram panfletos com instruções práticas para antes, durante e depois de uma enchente.
O material abrange orientações sobre como identificar áreas de risco, elaborar um plano familiar de emergência, desligar energia elétrica em locais alagados e manter-se informado por canais oficiais.
Cartilha reforça importância da preparação
A cartilha entregue no pit stop destaca itens fundamentais para um kit de emergência, como documentos protegidos em sacos plásticos, lanterna, pilhas, água potável, alimentos não perecíveis, apito, roupas, carregador portátil, medicamentos essenciais e um kit de primeiros socorros com gaze, esparadrapo, tesoura, antisséptico e luvas descartáveis.
Resposta rápida salva vidas
A SMDC reforça os contatos de emergência para a população: Defesa Civil (199 ou 98473-2112), Corpo de Bombeiros (193), Polícia Militar (190) e Samu (192). Em situações de risco, a rapidez na comunicação e a adoção de medidas seguras podem evitar tragédias.
O superintendente da SMDC, Marcos Berti, destacou que os pit stops estão sendo realizados em diversos pontos da capital.
“A ação integra um conjunto de medidas preventivas que buscam preparar a população para enfrentar eventuais enchentes com mais segurança, minimizando danos materiais e preservando vidas”, afirmou.
Obras reforçam enfrentamento aos alagamentos
Além das ações educativas, a Prefeitura de Porto Velho intensifica obras estruturais por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). Os serviços incluem o uso de hidrojato para limpeza de redes, substituição de manilhas, instalação de ecobueiros e desobstrução de mais de mil bocas de lobo.
As intervenções fazem parte de um conjunto permanente de melhorias na drenagem urbana, unindo prevenção, infraestrutura e conscientização da população para reduzir impactos no período chuvoso.
0 Comentários