.jpg)
Levantamento aponta cenário pulverizado e alto índice de indecisos na disputa pela Assembleia Legislativa de Rondônia (Foto: Marcelo Gladson/Alô Rondônia)
Levantamento estimulado revela liderança inicial, muitos nomes competitivos e mais da metade do eleitorado ainda indeciso ou sem candidato definido.
Porto Velho, Rondônia - Pesquisa de opinião pública divulgada no fim de dezembro traça o primeiro retrato da disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE) nas eleições de 2026. O levantamento mostra um cenário fragmentado, com diversos nomes competitivos, baixos percentuais individuais e um elevado índice de eleitores indecisos, o que indica uma corrida ainda totalmente aberta.
LIDERANÇA INICIAL E NOMES MAIS CITADOS
De acordo com os dados da sondagem estimulada quantitativa, realizada entre os dias 20 e 25 de dezembro de 2025, o deputado estadual Laerte Gomes aparece na liderança das intenções de voto, com 3,23% da amostra válida.
Na sequência, figuram Ismael Crispim (2,86%), Carlos Magno (2,70%), Alan Queiroz (2,28%) e Wiveslando Neiva (2,12%), formando o grupo dos cinco nomes mais lembrados neste primeiro levantamento.
DISPUTA PULVERIZADA MARCA CENÁRIO INICIAL
O estudo aponta uma disputa bastante pulverizada, com dezenas de pré-candidatos citados e percentuais muito próximos entre si. Outros nomes que aparecem na pesquisa incluem Luizinho Goebel, Jean Mendonça, Dra. Taissa, Fátima Cleide, Everaldo Fogaça, Airton Gurgacz, Alex Redano e Cirone Deiró, todos com índices inferiores a 2%.
Esse cenário reforça que a disputa pelas 24 cadeiras da Assembleia Legislativa segue sem definição clara e deve passar por alterações significativas ao longo de 2026.
INDECISOS E VOTOS NULOS SUPERAM MAIORIA
Um dos dados mais relevantes do levantamento é o alto índice de indefinição do eleitorado. Segundo a pesquisa, 38,45% dos entrevistados afirmaram não saber ou preferiram não opinar em quem votariam para deputado estadual. Outros 17,53% declararam voto nenhum ou nulo.
Somados, os números indicam que mais da metade do eleitorado ainda não tem uma escolha definida, ampliando o espaço para crescimento ou retração das pré-candidaturas nos próximos meses.
ABRANGÊNCIA E DADOS TÉCNICOS DA PESQUISA
A pesquisa ouviu 1.888 eleitores em 15 municípios de Rondônia, incluindo Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Guajará-Mirim, Jaru, Pimenta Bueno, Ouro Preto do Oeste, entre outros.
O levantamento tem margem de erro de ±3 pontos percentuais, nível de confiança de 95%, e responsabilidade estatística de Augusto da Silva Rocha (registro nº 7655).
EXPECTATIVA PARA OS PRÓXIMOS MESES
Especialistas avaliam que o cenário ainda está em formação e tende a sofrer mudanças com o avanço das articulações partidárias, definição de federações, alianças regionais e início da pré-campanha eleitoral. A tendência é que, com maior exposição pública, os índices se reorganizem e novos nomes ganhem protagonismo.
0 Comentários