Crises de soluços levam Bolsonaro a novo procedimento cirúrgico em Brasília

Novidades

6/recent/ticker-posts

Crises de soluços levam Bolsonaro a novo procedimento cirúrgico em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro durante desembarque no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, em 2023. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil (Alô Rondônia)

Ex-presidente passou por reforço no bloqueio do nervo frênico após reincidência do quadro clínico, segundo boletim médico.

Porto Velho, Rondônia – O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou a ser submetido a um procedimento cirúrgico nesta terça-feira (30), após apresentar nova crise persistente de soluços. A intervenção ocorreu no Hospital DF Star, em Brasília, onde ele está internado desde a véspera do Natal, em recuperação de uma cirurgia de hérnia inguinal.

A informação foi divulgada inicialmente pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que relatou nas redes sociais que os soluços começaram ainda pela manhã e não cessaram ao longo do dia, levando a equipe médica a optar por um reforço no bloqueio do nervo frênico — responsável pelo controle do diafragma e da respiração.

NOVA INTERVENÇÃO E QUADRO CLÍNICO

De acordo com boletim médico divulgado no início da noite, Bolsonaro segue em cuidados pós-operatórios relacionados à cirurgia realizada no dia 25 de dezembro. Os médicos confirmaram a complementação do bloqueio anestésico dos nervos frênicos de forma bilateral, após a nova crise de soluços.

Ainda segundo o comunicado, o ex-presidente deverá ser submetido a uma endoscopia digestiva alta nesta quarta-feira (31), com o objetivo de avaliar um possível quadro de refluxo gastroesofágico, que pode estar associado à recorrência dos sintomas.

ACOMPANHAMENTO MÉDICO CONTÍNUO

O boletim também informa que Jair Bolsonaro permanece em fisioterapia respiratória, faz uso de CPAP durante a noite — equipamento utilizado no tratamento da apneia do sono — e segue sob medidas preventivas para evitar trombose.

A equipe médica responsável pelo acompanhamento é formada por especialistas em cirurgia geral, cardiologia, anestesiologia e radiologia intervencionista, além da direção do hospital.

HISTÓRICO DE PROCEDIMENTOS

Este já é o terceiro procedimento realizado especificamente para bloquear o nervo frênico desde o último fim de semana. Bolsonaro havia passado por intervenções semelhantes no sábado (27), do lado direito, e na segunda-feira (29), do lado esquerdo, numa tentativa de conter as crises de soluços persistentes.

A previsão inicial dos médicos é de que o ex-presidente permaneça internado pelo menos até quinta-feira, 1º de janeiro.

Bolsonaro está hospitalizado desde o dia 24 de dezembro, quando foi internado para avaliação clínica e acabou sendo submetido à cirurgia de hérnia inguinal no dia de Natal.

SITUAÇÃO JURÍDICA

Recentemente, o ex-presidente foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a deixar a Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão, em decorrência de condenação relacionada à trama golpista.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários