.jpg)
Defesa Civil Nacional reforça alerta para tempestade severa entre domingo e segunda-feira - Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Inmet emite aviso vermelho para chuvas intensas acima de 100 mm e possibilidade de granizo
Porto Velho, RO – A Defesa Civil Nacional emitiu um alerta para tempestades severas que devem atingir estados da região Sul e parte de Mato Grosso do Sul entre domingo (16) e segunda-feira (17). O aviso, classificado como grande perigo (vermelho) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indica risco elevado de chuvas acima de 100 milímetros em 24 horas, rajadas de vento e queda de granizo.
A meteorologista do Inmet, Márcia Seabra, explicou que há condições para a formação de um ciclone extratropical. “Na segunda-feira, essa frente fria também deve atingir a região Sudeste, chegando ao estado de São Paulo”, destacou.
Frente fria e risco ampliado
O ciclone deve se formar entre sábado e domingo, deslocando-se para o oceano, mas dará origem a uma frente fria que transitará pelos estados do Sul e parte do Centro-Oeste. A região Sudeste também deve sentir os efeitos do fenômeno.
Diante do cenário, equipes estaduais e municipais de Defesa Civil participaram de uma reunião de preparação nesta sexta-feira (14), coordenada pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).
Segundo o diretor do Cenad, Armin Braun, o encontro teve o objetivo de organizar estratégias de resposta e monitoramento para o fim de semana.
Sistema de alertas
Braun ressaltou que o sistema nacional conta com a ferramenta Defesa Civil Alerta, que envia mensagens diretamente para celulares em áreas com risco elevado. O recurso funciona automaticamente, sem necessidade de cadastro, e pode emitir avisos mesmo quando o aparelho está no modo silencioso.
As notificações incluem orientações de autoproteção e medidas preventivas. “A população precisa ficar atenta aos alertas e adotar as medidas indicadas pelos órgãos oficiais”, reforçou o diretor.
0 Comentários