
Policiais em operação na Vila Kennedy, que resultou na apreensão de armas e explosivos durante ação contra o Comando Vermelho. - Foto: ©Getty
Ação integrada mira o Comando Vermelho e ocorre após prisão de 21 suspeitos ligados à instalação de barricadas em comunidades do estado
Porto Velho, RO - As polícias Militar e Civil do Rio de Janeiro deflagraram, na manhã desta quarta-feira (19), mais uma fase da Operação Contenção, com foco na Vila Kennedy, zona oeste da capital. A ação tem como alvo integrantes do Comando Vermelho (CV) e resultou na apreensão de armas de grosso calibre e explosivos.
De acordo com as corporações, até o momento foram apreendidos dois fuzis, uma pistola e dois artefatos explosivos na comunidade. Policiais seguem em incursão na região, considerada estratégica para atividades do grupo criminoso.
A operação desta quarta ocorre um dia após uma grande mobilização das forças de segurança, quando 21 suspeitos foram presos sob acusação de participar de um esquema responsável por instalar barricadas em acessos a comunidades do estado.
Entre os detidos está Cosme Rogério Ferreira Dias, apontado pela Polícia Civil como o “Mentor de Barricadas”. Ele é suspeito de ser o principal fornecedor de materiais usados nas obstruções, geralmente estruturas de concreto e aço que dificultam o trabalho das forças policiais e aumentam o controle territorial de facções criminosas. Segundo a investigação, Cosme seria proprietário de uma empresa que comercializa peças de aço.
A Polícia Civil afirma que as barricadas são um dos mecanismos mais usados por facções para impedir o avanço das forças de segurança, restringir a circulação de moradores e ampliar o domínio sobre áreas estratégicas para o tráfico.
A Operação Contenção segue em andamento e deve ter novas etapas nos próximos dias, conforme as forças de segurança intensificam medidas para desarticular estruturas que sustentam atividades do crime organizado no Rio de Janeiro.
0 Comentários