“Protetor dos Biomas” reforça combate ao desmatamento e crimes ambientais

Novidades

6/recent/ticker-posts

“Protetor dos Biomas” reforça combate ao desmatamento e crimes ambientais

Ação integrada reúne forças de segurança estaduais e federais com uso de tecnologia e monitoramento por satélite

Porto Velho, Rondônia - A Operação “Protetor dos Biomas”, surge da iniciativa conjunta entre o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Polícia Militar (PMRO), Polícia Civil (PCRO) e Gerência de Aviação do Estado (GAVE), com apoio do Ministério da Justiça. Tendo como objetivo intensificar a fiscalização ambiental e combater o desmatamento ilegal em todo o território estadual.

A solenidade de abertura reuniu autoridades e profissionais das forças de segurança, marcando o início das atividades e o alinhamento das estratégias operacionais. Com patrulhas distribuídas por todo o estado, a ação representa um avanço nas políticas ambientais, promovendo integração entre instituições e uso de tecnologias de monitoramento em tempo real.

Ação integrada e tecnologia de ponta

Coordenada pelo Batalhão de Polícia Ambiental, a operação utiliza imagens de satélite, drones, inteligência operacional e alertas ambientais diários para identificar e responder rapidamente a infrações ambientais. O planejamento e a execução das ações são de responsabilidade direta do BPA, com suporte técnico e logístico do Ministério da Justiça.


O comandante do BPA, tenente-coronel Railinson Baumann Lopes, destacou que a operação é um marco no policiamento ambiental rondoniense.

“As ações são baseadas em tecnologia de ponta, com imagens de satélite da Plataforma Brasil MAIS, permitindo atuação precisa e estratégica. Embora o foco principal seja o combate ao desmatamento, também enfrentamos outras modalidades de crimes ambientais. É um trabalho integrado, planejado e orientado por dados geoespaciais, garantindo eficiência e proteção do bioma amazônico”, afirmou.
Planejamento e cooperação

O major PM Mozer Oliveira Rodrigues, chefe da Seção Operacional e coordenador das ações, ressaltou a importância da atuação conjunta entre os órgãos de segurança.

“Trabalhamos com inteligência operacional e contamos com uma sala de situação dedicada ao geoprocessamento. Por meio da Plataforma Brasil, recebemos alertas que orientam as equipes em campo, garantindo mais eficiência na prevenção e repressão de crimes”, explicou.

Além do trabalho das equipes em campo, a operação conta com a colaboração da população. O sargento José Benito de Oliveira Junior, comandante de uma das guarnições, enfatizou o papel essencial das comunidades locais.

“A comunidade é o nosso principal aliado. Ela ajuda na verificação e denúncia de crimes ambientais, fortalecendo a proteção do meio ambiente”, disse.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima e sigilosa pelo Disque-Denúncia (69) 99995-6874. As informações repassadas ajudam as forças de segurança a identificar áreas de desmatamento e outras práticas ilegais, reforçando o compromisso de Rondônia com a preservação dos biomas e o desenvolvimento sustentável.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários