Nova integração permite emissão de documentos para abate de bovinos em uma única plataforma

Novidades

6/recent/ticker-posts

Nova integração permite emissão de documentos para abate de bovinos em uma única plataforma

Sistema unificado simplifica rotina do produtor rural e torna processos fiscais e sanitários mais ágeis em Rondônia


Porto Velho, Rondônia - A rotina dos pecuaristas em Rondônia ficou mais simples a partir deste mês. Agora, a Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural (NF-e) pode ser emitida no mesmo sistema em que já é gerada a Guia de Trânsito Animal (GTA), por meio da plataforma de autoatendimento da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron).

A novidade é resultado de uma cooperação técnica entre a Idaron e a Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) e tem como objetivo unificar processos e reduzir a burocracia na emissão dos documentos necessários para o abate de bovinos.

Com a integração, o produtor rural não precisa mais acessar diferentes portais. As informações já registradas na GTA — como quantidade e idade dos animais, origem e destino — são automaticamente transferidas para a nota fiscal. Assim, o sistema preenche os dados básicos e o produtor complementa apenas o que for necessário para concluir o processo.

Mais agilidade e menos burocracia

De acordo com o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, a unificação dos sistemas atende a uma antiga demanda dos criadores.

“Com a integração, o produtor ganha tempo e segurança. Em poucos cliques ele consegue emitir tanto a GTA quanto a nota fiscal, com todos os dados interligados”, explicou.

O secretário de Finanças, Luís Fernando Pereira da Silva, destacou que a medida também fortalece o controle e a transparência da gestão pública.

“Além de facilitar a vida do produtor, essa integração contribui para a fiscalização tributária e sanitária, tornando o processo mais ágil e eficiente”, pontuou.

A iniciativa faz parte do esforço de modernização dos serviços voltados ao setor agropecuário, com foco na digitalização, simplificação e segurança das informações.

Com o novo sistema, Rondônia reforça seu papel como um dos estados mais avançados na adoção de soluções tecnológicas para o agronegócio e o controle sanitário animal.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários