| Maratona tecnológica promovida pelo Sebrae, em parceria com a Prefeitura e o Ifro, desafia jovens, startups e profissionais a desenvolver soluções reais para o futuro da capital rondoniense. |
Porto Velho, Rondônia - O espírito da inovação tomou conta da capital rondoniense. Entre os dias 17 e 19 de outubro, a Biblioteca do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) – Campus Calama se transforma no centro da criatividade durante o Béra Hackathon 2025, uma maratona tecnológica que desafia equipes a desenvolver soluções inteligentes para problemas reais da cidade de Porto Velho.
O evento é promovido pelo Sebrae Rondônia, em parceria com a Prefeitura de Porto Velho e o Ifro, e reúne 23 equipes formadas por profissionais, estudantes, empreendedores, startups e pesquisadores. Durante três dias de imersão, os participantes trabalham intensamente em projetos voltados a urbanismo e mobilidade, infraestrutura urbana, iluminação pública, zeladoria, arrecadação, compras públicas, saúde e segurança.
Inovação com identidade ribeirinha
O nome “Béra” é inspirado na cultura beradeira, uma homenagem à identidade local e à sabedoria popular da região ribeirinha. A proposta é unir tradição e tecnologia, transformando o conhecimento e a criatividade dos moradores em soluções de impacto social e econômico.
“O Béra Hackathon traz também a nossa tradição, a marca das nossas raízes, até mesmo no nome. E a gente aproveita a capacidade e a criatividade dos nossos jovens para apresentar soluções criativas para o mundo real”, afirmou o prefeito Léo Moraes, destacando que o evento conecta tecnologia, tradição e futuro.
Parcerias que fortalecem o ecossistema de inovação
O superintendente municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa (SMTI), Cezar Marini, destacou que a maratona é estratégica para o desenvolvimento digital da cidade.
“Esse evento é muito importante para fomentar novas ideias e buscar soluções da população para a população. Nada melhor do que os munícipes trazerem ideias que nascem do dia a dia. O vencedor, na verdade, é Porto Velho”, reforçou.
Na mesma linha, o analista de inovação do Sebrae Rondônia, Rangel Miranda, explicou que o Béra Hackathon é o desdobramento do projeto Catalisa Gov, que prepara o município para contratar soluções GovTech.
“Nosso objetivo é reunir mentes criativas e pensar soluções para os desafios da prefeitura. Queremos que essas ideias surjam aqui, com o olhar de quem vive o município e conhece suas dores. Beira é sabedoria local — e conectada à tecnologia, é o que faz Porto Velho avançar no caminho da inovação”, afirmou.
O presidente da Agência de Regulação e Desenvolvimento de Porto Velho (ARDPVH), Oscar Dias de Souza Netto, ressaltou o caráter transformador da iniciativa.
“O Béra Hackathon representa um marco na forma como o poder público se aproxima da inovação. É um momento de ouvir, aprender e se conectar com as ideias que surgem da própria comunidade”, disse.
Juventude como protagonista
Entre os participantes, o entusiasmo é evidente. A acadêmica de Sistemas de Informação, Lunaluz Lima, contou que esperava há anos por um evento desse porte.
“Sempre tive vontade de participar de uma maratona como essa. Nossa equipe quer criar um aplicativo na área da saúde, para ajudar pessoas a marcar consultas e exames de forma acessível”, relatou.
Já Rayssa Baker, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, destacou a empolgação do grupo com o desafio de desenvolver soluções para iluminação e infraestrutura urbana.
“Estamos tão animados que nem pretendemos dormir! Queremos apresentar a melhor ideia possível. É nossa primeira experiência e vamos dar o nosso máximo”, disse.
Premiação e legado
O Béra Hackathon 2025 termina neste domingo (19), com a apresentação final dos projetos. As melhores soluções serão premiadas:
Premiação e legado
O Béra Hackathon 2025 termina neste domingo (19), com a apresentação final dos projetos. As melhores soluções serão premiadas:
1º lugar: viagem para conhecer um ecossistema nacional de inovação;
2º lugar: notebooks;
2º lugar: notebooks;
3º lugar: tablets.
A assessoria de comunicação Secom/ Fotos: Jhon Silva / Eduardo Freitas
A assessoria de comunicação Secom/ Fotos: Jhon Silva / Eduardo Freitas
0 Comentários