Promotores do MPRO abordam etarismo e saúde da pessoa idosa em capacitação acadêmica

Novidades

6/recent/ticker-posts

Promotores do MPRO abordam etarismo e saúde da pessoa idosa em capacitação acadêmica

 

Foto: Reprodução/ Gerência de Comunicação Integrada GCI


Porto Velho, Rondônia – Os promotores de Justiça do Ministério Público de Rondônia (MPRO) Rosângela Marsaro Protti e Leandro da Costa Gandolfo participaram, na última quinta-feira (21), de uma capacitação sobre “Etarismo e Saúde dos Idosos”, realizada na Faculdade Católica. O evento reuniu acadêmicos e profissionais da área da saúde para discutir práticas de acolhimento e políticas públicas voltadas à população idosa.

Na atividade, o promotor Leandro Gandolfo conduziu a oficina “Analisando demandas da saúde da pessoa idosa”, destacando a importância da atuação da rede pública no atendimento de solicitações individuais e coletivas. Também foram debatidos temas como combate ao etarismo – forma de discriminação baseada na idade –, prioridade no atendimento e os principais sistemas utilizados no Sistema Único de Saúde (SUS).

Já a promotora Rosângela Protti apresentou palestra sobre o fortalecimento da rede de apoio à pessoa idosa, enfatizando a necessidade de ampliar a atenção dedicada a esse público. A promotora também ressaltou a relevância da atenção primária à saúde, com o papel central das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das Unidades de Saúde da Família (USF).


Promotores de Justiça ministrando palestra

Os representantes do MPRO ainda trataram sobre o atendimento a vítimas de etarismo, explicando quais órgãos públicos são responsáveis por receber as denúncias e como acessá-los. Também reforçaram a importância da participação da família no cuidado com os idosos e na garantia do bem-estar.

Segundo o MPRO, o direito à saúde, assegurado constitucionalmente, deve ser garantido de forma integral, com atenção especial às pessoas idosas, que possuem prioridade no atendimento. A atuação da instituição busca assegurar que as políticas públicas sejam efetivamente cumpridas, preservando a dignidade e a qualidade de vida da população da terceira idade.

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários