Agosto Lilás: MPRO realiza blitz educativa em Porto Velho para conscientização sobre violência doméstica

Novidades

6/recent/ticker-posts

Agosto Lilás: MPRO realiza blitz educativa em Porto Velho para conscientização sobre violência doméstica


Foto: Reprodução/ Gerência de Comunicação Integrada GCI

Porto Velho, Rondônia  O Ministério Público de Rondônia (MPRO), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e integrantes da Rede Lilás, promoveu, na tarde de terça-feira (12/8), uma blitz educativa na Avenida Jorge Teixeira, em Porto Velho. A ação integra o projeto “Agosto Lilás - Ciclo de Diálogos da Lei Maria da Penha 2025” e visa conscientizar a população sobre a prevenção e o combate à violência doméstica.

O projeto é desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento às Vítimas (Navit) e tem como objetivo informar mulheres e meninas sobre seus direitos de viver livres de qualquer forma de violência, além de promover engajamento coletivo para enfrentamento e apoio às vítimas.

Durante a blitz, foram distribuídos materiais da campanha “Combate à Violência Contra as Mulheres – Não é Não”, contendo informações sobre os diferentes tipos de violência — física, sexual, psicológica, patrimonial, moral, obstétrica, institucional, digital e feminicídio — e apresentando canais de atendimento, ouvidoria e denúncia disponíveis. Os materiais incluíram ainda o ‘violentrômetro’ e o ‘assediômetro’, instrumentos que ilustram a progressão da violência.

A promotora de Justiça Tânia Garcia, coordenadora substituta do Navit, destacou a importância da parceria com a PRF para ampliar o alcance da campanha, alcançando públicos que não têm acesso aos eventos ou às redes sociais do MPRO. “Esse conteúdo é essencial para ajudar mulheres a romperem com relacionamentos abusivos, saírem de situações de violência e buscarem proteção. Além disso, orienta toda a sociedade sobre seu papel e a importância de apoiar mulheres que ainda enfrentam violência”, ressaltou.

O ciclo de atividades do Agosto Lilás também prevê um evento interinstitucional no auditório da São Lucas Educacional, em 20 de agosto, voltado a profissionais das áreas de violência doméstica, feminicídio e direito de família, representantes de órgãos oficiais, integrantes da rede de apoio, comunidade jurídica e acadêmicos dos cursos de Direito, Serviço Social e Psicologia. As inscrições estão abertas até o dia 18 de agosto e podem ser feitas por meio do link disponibilizado pelo MPRO.

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários