Porto Velho, Rondônia - Demonstrando a atuação do Ministério Público de Rondônia (MPRO) na defesa do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, membros do MP integraram, como palestrantes, painéis na última quinta-feira (25/4) no XXII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, realizado em Belém (PA).

O congresso ofereceu uma plataforma para a troca de experiências e a construção de uma relação dialógica interinstitucional, buscando fortalecer as ações em prol do meio ambiente e da proteção da Amazônia. Temas como desmatamento, responsabilidade socioambiental, acesso à justiça ambiental e unidades de conservação foram discutidos.

Durante o congresso, destacou-se a participação do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo, Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico (GAEMA) do MPRO.

O Promotor de Justiça Pablo Hernandez Viscardi, Coordenador do GAEMA, apresentou a atuação do Ministério Público de Rondônia no combate à grilagem de terras públicas, com destaque para a operação Mapinguari; enquanto a Promotora de Justiça Naiara Ames de Castro Lazzari abordou questões envolvendo a criminalidade ambiental organizada.

O evento, nos dias 24, 25 e 26 de abril, promovido pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), reuniu especialistas, promotores de justiça e representantes de diversas instituições para discutir estratégias e ações integradas relacionadas à Amazônia e às mudanças climáticas.

Fonte: Gerência de Comunicação Integrada (GCI)