Época é marcada por fenômenos atípicos como neve, geadas, nevoeiros e chuvas, aponta Inmet

Porto Velho, RO - O outono inicia nesta quarta-feira, às 0h06, no Hemisfério Sul. A estação pode acarretar fenômenos como neve, geadas, nevoeiros e chuvas, prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além disso, a época proporciona um céu mais azul e vibrante.

A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Morgana Almeida explicou ao GLOBO quais motivos podem proporcionar esta condição e por que ela acontece com maior intensidade durante a estação.

— No outono, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, massas de ar de características polares e frias inibem a formação de nuvens, funcionando como um 'tampão'. Daí temos o céu com menos nuvens e até claro. Há um termo que se chama 'céu de brigadeiro', para denominar essa condição — detalhou ela.

A expressão "céu de brigadeiro" significa um céu sem nuvens no horizonte. O nome tem origem de um cargo militar de alta patente, que apenas pilota quando não há o perigo à vista.

Além disso, Morgana explica ainda que o efeito óptico chamado de "Dispersão de Rayleigh" é o que torna o céu azul.

Ao chegar na atmosfera terrestre, a luz solar interage com os gases e partículas que a compõem, provocando um fenômeno conhecido como espelhamento. Nele, ocorre uma dispersão desordenada de alguns comprimentos de onda — como os correspondentes à cor azul. É isso que faz o céu ser azulado ao longo do dia.

*Estagiário sob supervisão de Daniel Biasetto


Fonte: O GLOBO