Material informativo apresenta dados de chuvas de meteoros, passagens de cometas e eclipses para estimular o interesse pela contemplação celeste. (Foto reprodução) |
Porto Velho, RO - O Observatório do Valongo, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), divulgou nesta sexta-feira (19) o guia anual "Efemérides Astronômicas", destacando os principais aspectos astronômicos previstos para o ano em curso . O estudo visa resgatar o interesse pela contemplação celeste, fornece informações acessíveis sobre chuvas de meteoros, passagens de cometas e outros eventos cósmicos notáveis.
O guia, elaborado com linguagem simples, apresenta de maneira clara quais são os corpos celestes, quando e como visualizá-los. Com dados dedicados mês a mês, o material também oferece mapas celestes para facilitar a observação das instruções. Neste ano, estão previsões de novas chuvas de meteoros ao longo dos meses, além da passagem de seis cometas, que poderão ser avistadas com o auxílio de binóculos ou pequenos telescópios.
Destacando-se ainda mais em 2024, o guia informa sobre a ocorrência de dois eclipses, um lunar e outro solar, ambos parciais e visíveis em determinadas regiões do Brasil. A iniciativa visa incentivar a população a explorar e apreciar o céu noturno, promovendo o entendimento e a curiosidade em relação aos eventos astronômicos.
Produzido desde 2016, o guia não se limita apenas às efemérides, mas também oferece explicações sobre o sistema solar, galáxias, paisagens cósmicas, a lua e o sol, apresentando ilustrações para facilitar a compreensão. Os leitores terão a oportunidade de conhecer mais sobre a história e o acervo do Observatório do Valongo, o segundo observatório mais antigo do Brasil, fundado em 1881.
Interessados em explorar o guia e aprofundar seus conhecimentos sobre o cosmos encontrarão informações valiosas para uma jornada fascinante pelo universo, reforçando o compromisso do Observatório do Valongo em divulgar o conhecimento astronômico de maneira acessível e educativa.
0 Comentários