Tendência foi observada nos EUA; medicamento age reduzindo o apetite

O Ozempic (semaglutida) afetou o consumo de alimentos nos Estados Unidos. Segundo dados do Walmart, que no país vendo tanto alimentos quanto medicamentos, houve uma ligeira "retração na cesta geral" de consumidores que também compram o remédio.

A percepção dos analistas de dados do Walmart faz sentido do ponto de vista do mecanismo de ação do remédio. O princípio ativo do Ozempic - assim como do Wegovy - é a semaglutida, substância da classe chamada análogos de GLP-1, que simulam o hormônio GLP-1 no corpo humano.

Esse hormônio é produzido naturalmente no intestino quando comemos e existem receptores em diversas partes do corpo, como no cérebro, onde o hormônio ativa a sensação de saciedade. Isso faz com que os pacientes sintam menos fome, comam menos e, portanto, percam peso.

O Mounjaro, medicamento recentemente aprovado no Brasil, mas que já está disponível nos Estados Unidos, age um pouco diferente, mas seu efeito é semelhante: reduzir a fome. Ele tem como princípio ativo a tirzepatida, que simula não só o GLP1, mas também o GIP, - outro hormônio que tem atuação semelhante. Por isso, ele é chamado de duplo agonista. Essa combinação é a responsável pela eficácia superior do fármaco na redução do peso.


Fonte: O GLOBO