Jogo de hoje acontece a 16 dias da final da Libertadores

Após mais uma Data Fifa, o Fluminense reencontra seu torcedor hoje, pelo Brasileirão. A partida diante do Corinthians, às 21h30, no Maracanã, pela 27ª rodada, abre em definitivo a contagem regressiva para a final da Libertadores, dia 4 de novembro, contra o Boca Juniors, quando o tricolor fará o grande jogo dos seus últimos 15 anos.

Com o retorno da competição, Fernando Diniz também volta ao Fluminense, após comandar a seleção brasileira pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O empate com a Venezuela (1 a 1) e a derrota para o Uruguai (2 a 0), somados a um desempenho aquém das expectativas, rende questionamentos ao treinador, mesmo diante de uma amostragem curta.

Na seleção, Diniz tem 58,3% de aproveitamento — duas vitórias, um empate e uma derrota. Desde que assumiu times da Série A — o Athletico, em 2018 — , é seu segundo pior desempenho em início de ciclo, superando apenas a primeira passagem pelo Fluminense (33,3%).

Em regra, seus trabalhos costumam ter um impacto positivo, para depois ter uma queda de desempenho, algo que mudou nesta sua segunda passagem pelo clube das Laranjeiras.

O desafio de conciliar a vida de treinador do Fluminense e da seleção brasileira era conhecido por Diniz. Porém, em um mundo ideal, o retorno ao clube onde tem feito um dos melhores trabalhos — e temporadas — de sua carreira deve ser a virada de chave para um momento de “volta à normalidade”.

Porém, se os jogadores da seleção ainda não assimilaram o seu estilo autoral, o elenco do Fluminense o conhece há mais de um ano. O trabalho diário com este modelo fez o tricolor ir à final da Libertadores, que mudará o seu patamar na história em caso de título.

Marlon substitui Nino

Antes pensar outra vez na seleção, nas duas rodadas das Eliminatórias de novembro, contra Colômbia e Argentina, o Fluminense volta a ser a prioridade para Diniz. Na partida de hoje, o zagueiro Nino, com entorse no joelho esquerdo, sofrida num treino da seleção, está fora. O objetivo do clube é deixá-lo à disposição para a final da Libertadores. Marlon deve ser o substituto e formar dupla com Felipe Melo.

Também voltando de convocação, André será relacionado — após atuar por apenas 11 minutos no jogo contra a Venezuela — e Jhon Arias é dúvida, pois jogou duas partidas completas pela seleção da Colômbia.

Pelo lado do Corinthians, há cinco desfalques, entre eles o zagueiro Lucas Veríssimo (suspenso), e o meia Gabriel Moscardo (machucado). O uruguaio Bruno Méndez e o paraguaio Matías Rojas voltam dos jogos das Eliminatórias com suas seleções e estão relacionados.

A torcida tricolor ainda prepara para hoje um mosaico 3D com a imagem de Cartola. A partida no Maracanã marcará a estreia do terceiro uniforme do tricolor, em homenagem ao sambista, lançado na semana passada.


Fonte: O GLOBO