Ad Code

TSE inicia nesta sexta-feira (22) julgamento de recurso contra inelegibilidade de Bolsonaro



Porto Velho, Rondônia
- O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa a julgar à meia-noite desta sexta-feira (22) o recurso da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a decisão da corte que o tornou inelegível.

A análise dos ministros se dará no plenário virtual, no qual eles só precisam depositar o voto virtualmente, sem ter que defender a decisão oralmente no plenário.

O que diz a defesa

O recurso dos advogados de Bolsonaro contra a inelegibilidade dele foi apresentado no dia 7 de agosto.

Eles alegam que o ex-presidente teve seu direito à defesa “cerceado” e que as questões apresentadas por eles durante o processo não foram devidamente analisadas.

Dizem também que o TSE pode ter violado a Constituição Federal em sua decisão.

No recurso, a defesa ainda citou supostas nulidades no julgamento relacionadas a pedidos de depoimentos de testemunhas, produção e inclusão de outras provas no processo.

O recurso apresentado ao TSE serve como uma “contestação prévia”, necessária para entrar com um recurso no STF sobre o mesmo tema.

Durante o julgamento, os advogados apresentaram três linhas de defesa:

de que não houve falas sobre fraude no sistema eleitoral;

pediram mesma jurisprudência usada para a chapa Dilma Rousseff–Michel Temer;

fim do sigilo em trechos do processo.

A corte eleitoral, por 5 votos a 2, tornou Bolsonaro inelegível por oito anos (até 2030) em 30 de julho.

A condenação se deu pelo caso da reunião que ele fez em julho de 2022 com embaixadores para atacar sem provas o sistema eleitoral. A ação foi protocolada na Justiça pelo PDT.

A maioria da Corte entendeu que o ex-presidente cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação na situação.

O TSE, no entanto, livrou da condenação e da inelegibilidade o então candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro em 2022, Walter Braga Netto.

Fonte - CNN
Reactions