O evento contará ainda com a participação do Promotor de Justiça Tiago Lopes Nunes, Coordenador de Planejamento e Gestão do MPRO

Porto Velho, RO - O Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do MPRO apresentará amanhã (19/07), de forma on-line, os sistemas Gabinete e Extradigital para representantes da área de tecnologia dos Ministérios Públicos de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Amapá.

Os sistemas foram desenvolvidos pela DTI para viabilizar o andamento dos processos e procedimentos de forma virtual.

O Extradigital é uma ferramenta direcionada ao controle dos procedimentos extrajudiciais que tramitam na Instituição. O software foi forjado com as mais modernas tecnologias existentes no mercado e atualmente está em execução em 11 (onze) Promotorias do Estado de Rondônia, com expansão prevista para todas as Promotorias do interior até o final do ano.

Já o Gabinete é um sistema preparado para controle dos processos judiciais que tramitam entre o Ministério Público e o Tribunal de Justiça. Trata-se de uma ferramenta robusta, com integração ao Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI) e que provê diversos recursos de interoperabilidade.

O MNI é o modelo nacional de interoperabilidade definido pelas equipes técnicas de diversos órgãos (STF, CNJ, STJ, CJF, TST, CSJT, AGU e PGR), que, de acordo com as metas do termo de cooperação técnica n. 58/2009, visa estabelecer os padrões para intercâmbio de informações de processos judiciais e assemelhados entre os diversos órgãos de administração de justiça, além de servir de base para implementação das funcionalidades pertinentes no âmbito do sistema processual.

Os servidores responsáveis pela apresentação dos sistemas aos demais MPs são Victor Hugo Franchi Borges, que vai falar sobre o Gabinete, e Sheila Patrícia Mota Neves, que vai tratar do Extradigital.

O evento contará ainda com a participação do Promotor de Justiça Tiago Lopes Nunes, Coordenador de Planejamento e Gestão do MPRO e Presidente do Comitê Gestor dos Sistemas Gabinete e Extradigital.


Fonte: Gerência de Comunicação Integrada (GCI)