Projeto piloto irá atender inicialmente dez escolas de várias regiões de Porto Velho

Porto Velho, RO - Formar cidadãos conscientes e estimular estudantes do 1° ao 5° ano da Rede Municipal de Ensino, o comportamento seguro no trânsito. Esta é a finalidade do projeto que o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia irá desenvolver no Estado em parceria com os municípios rondonienses.

Nesta terça-feira (14) o gestor da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet, Ruymar Pereira Lima, o auxiliar de trânsito, Tiago Real e o professor Sidinei Costa de Oliveira Rodrigues estiveram reunidos com a secretária adjunta de Educação do Município de Porto Velho – Semed, Paula Ramos de Souza, para tratar sobre a parceria.

Ruymar Pereira, disse que o projeto de Educação de Trânsito, a criança que está em formação, vai aprender desde cedo que no trânsito existem regras de convivência e que a legislação que normatiza essas normas precisam ser respeitadas, para garantir segurança evitando acidentes de trânsito.

O diretor da Dtet ressalta ainda que trabalhar Educação de Trânsito junto aos alunos de sete a 14 anos é muito importante, pois o número de vítimas no trânsito nesta faixa etária é grande. “Segundo o Ministério da Saúde, cerca de seis mil crianças, de zero a 14 anos, morrem; e outras 140 mil sofrem acidentes no trânsito anualmente”, alertou.


O projeto deve iniciar no segundo semestre

Diante do acordo firmado entre Estado e município para que o projeto seja desenvolvido nas escolas da Capital, o próximo passo é reunir a equipe pedagógica da Semed e os técnicos do Detran para desenvolver o plano de trabalho de acordo com a demanda.

Inicialmente será desenvolvido um projeto piloto para atender dez escolas, contemplando todas as regiões da cidade de Porto Velho. A escolha das unidades escolares vai levar em consideração os dados do geoferenciamento do Detran onde ocorre o maior número de acidentes de trânsito envolvendo a comunidade local e a localização da instituição de ensino.

A intenção é fazer um trabalho de educação de trânsito envolvendo a comunidade do entorno da escola. “A orientação é levar o projeto para as escolas mais afastadas da região Central da cidade”, disse o auxiliar de trânsito, Tiago Real.

O auxiliar de trânsito, Tiago Real destacou durante a reunião sobre a importância da escolha da escola a ser atendida com o projeto de Educação de Trânsito.

O professor Sidinei Rodrigues, servidor de carreira da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho, lotado no Departamento de Políticas Educacionais – DPE na Divisão de Educação Básica – Dieb e que presta serviço para o Detran ficou responsável por trabalhar junto com a equipe pedagógica da Semed o Plano de Trabalho para a escolha das dez escolas a serem contempladas inicialmente.

O projeto deve iniciar no segundo semestre. Os alunos vão receber um caderno exclusivo para cada série, com atividades e imagens dos personagens Ligadinho e Vidinha na contra capa para cada série onde vão aprender de forma divertida o que é ter responsabilidade e segurança no trânsito.

Fonte: Governo de Rondônia