PORTO VELHO, RO - Já estão disponíveis as inscrições para cursos gratuitos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO). Ao todo são 1693 vagas para cursos de Aprendizagem Industrial Básica e Aprendizagem Industrial Técnica para a comunidade. Para explicar o que é o programa de gratuidade, como funciona o processo inscrição e sanar demais dúvidas, o coordenador de Educação do SESI-SENAI-IEL, Jair Coelho participou de uma live via Instagram do SENAI, nesta segunda-feira, 30.

São cursos com duração de seis meses a um ano e meio, tendo como requisitos para os interessados, a idade de 14 a 23 anos e 11 meses e que estejam cursando, no mínimo, o nono ano do Ensino Fundamental, para os cursos de qualificação e cursando a partir da segunda série do Ensino Médio, para os cursos técnicos. As inscrições se encerram dia 21 de junho e o candidato pode se matricular em apenas um curso.

O objetivo principal é contribuir para que a indústria local continue se fortalecendo e o SENAI fazendo sua parte quanto à qualificação de mão de obra. Para facilitar o acesso aos cursos, as aulas ocorrem na forma presencial e Ensino à Distância (EAD). Jair Coelho explicou na live que boa parte das aulas são na modalidade EAD, atingindo assim, alunos de qualquer município, sendo a parte prática dos cursos, presencialmente nas unidades do SENAI de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Jaru, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena. Outro ponto importante ressaltado pelo coordenador de educação, é quanto à importância da leitura do edital, pois nele constam todos os requisitos, prazos e documentação necessária para a efetivação da inscrição do candidato.

Conforme o coordenador de Educação, o Programa SENAI de gratuidade visa a oferta de cursos, e constitui-se em uma ação de inclusão social e destina-se a pessoas de baixa renda. Os cursos contemplam diversas áreas de conhecimento. Para saber mais, basta acessar o Portal do SENAI para conhecer todos os cursos gratuitos disponíveis, bem como o edital com todas as informações.

De acordo com o diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, o programa de gratuidade preza principalmente, pela inserção do indivíduo de baixa renda nesse mercado de trabalho tão competitivo, mas de forma técnica e com alta qualidade na capacitação do futuro profissional. ”Através das aulas no formato EAD, a gratuidade também beneficia jovens rondonienses que residem nas cidades onde não têm escolas do SENAI, necessitando apenas sua presença no período em que ocorrerem as aulas práticas”, ponderou.


Fonte: Assessoria